América volta a vencer após cinco jogos e quebra a invencibilidade do Sampaio Corrêa no Castelão

Hoje em Dia
08/09/2015 às 18:33.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:41
 (Divulgação / América)

(Divulgação / América)

Diante de um público de mais de 21 mil pessoas presentes no estádio Castelão, quem fez a festa no dia do aniversário de São Luís, capital do Maranhão, foi o América. Com mudança na formação, jogando com três zagueiros, e na postura em campo, o Coelho voltou a vencer, após cinco jogos, e superou com propriedade o Sampaio Corrêa por 2 a 0, na tarde desta terça-feira (8), quebrando a invencibilidade do time da casa no estádio, que conheceu sua primeira derrota diante seus torcedores na Série B (antes do jogo desta tarde haviam sido 9 vitórias e dois empates).

A partida foi antecipada para às 16h30 devido ao feriado em São Luís, que completou 403 anos de fundação.

Os gols foram marcados por Rodrigo Souza, no primeiro tempo, e Richarlison, na etapa final. O jovem atleta do Coelho foi um dos destaques da partida, que fez boa apresentação. Com o resultado, o América que estava na 7ª posição com 35 pontos, subiu para o quinto lugar, com 38 pontos, e se manteve vivo na briga por uma vaga no G-4.

O treinador do América, Givanildo Oliveira, não pode contar com o experiente meia Mancini. O atleta está se recuperando de dores musculares na coxa direita e não viajou com o grupo para Maranhão.

Com pouco tempo para treinar, Givanildo não indicou se faria mudanças no time antes de a bola começar a rolar. Mas pensando nos erros do time no último jogo e com a sequência de cinco jogos sem vencer – perdeu para o Botafogo por 2 a1; empatou com o Bahia em 1 a 1; e perdeu para o Luverdense, Santa Cruz e Bragantino, todos por 2 a 1-, o treinador optou por mandar a campo um time com três zagueiros, com o esquema de 3-5-2. Até porque tinha o desafio de quebrar a invencibilidade do adversário, que ainda não havia perdido jogando em casa e estava há quatro jogos sem perder.

O América iniciou o jogo com mais segurança e confiança para atacar na partida, mas em vários lances faltava caprichar na finalização, pelo menos até os 46 minutos. Após bela jogada do Richarlison na direita da área, o jovem atleta cruzou para a área e Rodrigo Souza marcou. O primeiro tempo foi bem disputado, com chances para os dois lados.

Aos 14 minutos, após cruzamento da direita, Anderson Conceição ficou com a bola no meio da área e mandou direto para o gol. A bola saiu com perigo perto do travessão.

Aos 18 minutos, foi a vez de a equipe da casa levar perigo ao gol de João Ricardo. Nadson cobrou escanteio, cruzando para a área, Diones tentou de cabeça, mas a bola foi para fora. O Sampaio Corrêa insistiu, pressionando, e tentou com Diones, mas o árbitro assinalou impedimento do jogador.

Logo em seguida, o América tentou uma resposta. O lateral-esquerdo Raúl arriscou de fora da área, mas Rodrigo fez a defesa com tranquilidade.

Aos 28 minutos, após cruzamento da direita, Toscano tentou de cabeça, mas pegou mal na bola e não conseguiu bom cabeceio. Logo depois, aos 31, Nadson cobrou falta na entrada da área pela meia esquerda. A bola bateu na barreira e no rebote, a zaga americana conseguiu tirar.

Aos 38 minutos, Anderson Conceição fez falta em Pimentinha. Em nova cobrança perto da área, Simões mandou a bola na barreira.

Na sequência, em jogada de contra-ataque, Toscano tabelou com Richarlison e chutou no canto de Rodrigo, mas a bola saiu com perigo próximo ao gol. Logo depois, o América teve outra boa oportunidade. Em outra jogada de contra-ataque, Walber entrou na área pela direita e chutou forte. Rodrigo fez a defesa no reflexo.

Aos 46 minutos, o jovem Richarlison, de 18 anos, em bela jogada de velocidade, entrou na área pela direita, driblou o lateral Simões e chutou cruzado na área, na frente do gol. Rodrigo Souza chegou empurrando para o fundo do gol e inaugurou o placar. “Jogada boa do Richarlison, conseguiu cruzar e fiz o gol”, disse o volante na saída do intervalo. “Fiz o drible, fui feliz e o Rodrigo fez o gol”, comemorou o jovem atleta.

O capitão Leandro Guerreiro comemorou a postura da equipe na etapa inicial. “Time totalmente outro. Isso que queremos para o segundo tempo, para não vacilar e conseguir a vitória”, frisou. O atacante Marcelo Toscano também elogiou os companheiros neste momento complicado para o time, que teve uma queda de rendimento. “Sabíamos que estávamos devendo. Graças a Deus, tivemos um bom primeiro tempo e conseguimos um gol”, disse.

Nos últimos 45 minutos, o Sampaio Corrêa até pressionou em busca do gol de empate, mas parou na marcação do América, que ainda aumentou a vantagem no placar.

Aos 3 minutos, Raúl tenta parar Pimentinha e faz falta perto da área. Nadson cobra com perigo, mas Alisson conseguiu afastar. Sem conseguir continuar, Raúl foi substituído por Xavier.

Aos 13, América tentou jogada com Marcelo Toscano, que foi pego em impedimento.

Aos 28 minutos, em jogada de contra-ataque, Léo Rodrigues fez uma entrada forte em Richarlison, que ia em direção ao gol, em velocidade. O jogador do time da casa foi expulso direto. Em cobrança de falta, a bola ficou viva na área, mas a bola ficou com o goleiro Rodrigo.

Aos 38 minutos, o América ampliou a vantagem com Richarlison. Toscano, da direita, tocou para o jovem atacante marcar.

Jogando com um a mais, o Coelho se fechou e segurou a vitória, jogando fora de casa.

Ficha técnica:

Sampaio Corrêa 0 x 2 América

Sampaio Corrêa: Rodrigo; Daniel Damião (Léo Rodrigues), Plínio, Luiz Otávio e Willian Simões (Raí); Dê, Diones, Válber, Nádson e Pimentinha (Edgar); Jheimy
Técnico: Léo Condé

América: João Ricardo; Alison, Wesley Matos, Anderson Conceição; Walber, Rodrigo Souza (Henrique Santos), Leandro Guerreiro, Tony e Raúl (Xavier); Marcelo Toscano e Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Rodrigo Souza, aos 46 minutos do primeiro tempo e Richarlison, aos 38 minutos do segundo tempo

Cartão vermelho: Léo Rodrigues (Sampaio Corrêa)

Cartões Amarelos: Rodrigo Souza, Anderson Conceição, Tony, Henrique Santos (América); Willian Simões, Válber (Sampaio Corrêa)

Arbitragem: Aurélio Santana Martins (SP), auxiliado por Alex Alexandrino (SP) e Francisco Jaílson da Silva (RN)

Público: 17.082 pagantes
Renda: R$ 379.285,00

Motivo: 24ª rodada - Série B do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por