Reconstrução do PSDB em Minas começa com a Prefeitura

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
11/11/2014 às 07:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:58
 (Alair Vieira/almg )

(Alair Vieira/almg )

Na ressaca do período eleitoral, deputados e lideranças partidárias do PSDB ainda tentam saber o que deu errado na campanha. O deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB) e o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) admitem falhas na corrida eleitoral, que teriam sido cruciais.

Na visão do deputado João Vitor, a campanha se dividiu em duas, onde uma conseguiu resultado positivo e a outra negativo. “É claro que houve um erro na condução política. Por exemplo, nós perdemos seis cadeiras na Assembleia, deputados importantes do nosso partido. Agora, na parte de gestão mostramos que não só a campanha foi bem sucedida, como o mineiro aprovou o modelo de governo do Antonio Anastasia (PSDB). Isso ficou claro nas urnas”.

Para o deputado Marcus Pestana, foram diversos erros estratégicos que levaram a derrota de Pimenta da Veiga (PSDB). Em sua opinião, a maior falha foi descolar a candidatura de Pimenta da de Aécio e Anastasia. “Pimenta estava afastado da política há 12 anos, o que o prejudicou diante do adversário, que ainda estava com o nome na memória do povo”, disse. Segundo Pestana, o PT conseguiu desconstruir a herança deixada pelo PSDB no Estado e o candidato da situação não conseguiu defender a proposta de um governo de continuidade, mas com ajustes.

O presidente do PSDB avalia que agora o importante é aprender a ser oposição. Uma reunião da executiva estadual do partido com os deputados foi marcada para próxima semana.

Após a derrota em Minas e no Brasil, o PSDB mineiro sai dessa caminhada eleitoral fragmentado. Porém, mesmo com esse quadro, todos estão trabalhando para recuperar a sigla no Estado.

João Vítor é um dos nomes cotados para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte em 2016, caso Anastasia não saia para a disputa. “Podemos comparar o partido com uma família, pode acontecer todo tipo de desavença, mas é nos piores momentos que todos se unem. Agora vamos viver um momento de reconstrução”, afirmou.

De acordo com Marcus Pestana o partido está mais unido. “A derrota nós ensina muitas coisas, conseguimos analisar o que deu errado e mudar”, disse. Para ele, no âmbito nacional o PSDB saí da corrida eleitoral mais forte do que entrou. “Aécio Neves perdeu ganhando, o PSDB saiu reciclado e a militância renovada. È um ambiente novo que considero muito positivo. A derrota nos trouxe um aprendizado positivo”.

Josué quer se dedicar aos negócios

O candidato derrotado ao Senado Josué Alencar (PMDB) não será ministro no próximo governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Segundo um parlamentar que preferiu não se identificar, o filho do ex-vice-presidente de Lula, José Alencar, diz ter desistido da pasta para se dedicar exclusivamente aos negócios da família. Nos bastidores do PT, Nilmário Miranda (PT) é cotado para assumir a Secretaria de Estado da Cultura.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por