Rebelião na Penitenciária de Teófilo Otoni deixa três mortos e 14 foragidos

Hoje em Dia
12/10/2015 às 15:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:01

A crise no sistema penitenciário enfrentada pelo Governo de Minas ganhou mais um capítulo sangrento nesta segunda-feira (12). Três detentos foram assassinados por colegas de cela durante rebelião na Penitenciária de Teófilo Otoni, região do Vale do Mucuri.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou que outros três presos ficaram feridos. Além disso, 14 conseguiram fugir e até o início da noite não haviam sido recapturados.

Conforme o órgão, o motim se concentrou em dois pavilhões da unidade prisional. A confusão só foi controlada por volta das 9h30, após a intervenção dos agentes penitenciários, que contaram com o apoio da Polícia Militar.

Os corpos dos detentos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) da região e, após o reconhecimento, os familiares serão comunicados. Os feridos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Doutor Raimundo Gobrira, em Teófilo Otoni, onde permanecem internados em observação.

A causa do motim não foi revelada. A Seds informou que um Procedimento Interno foi instaurado pela direção-geral da unidade para apurar as responsabilidades pelo ocorrido. As investigações criminais ficam a cargo da Polícia Civil, que realiza a perícia no local.

Superlotação

O Estado enfrenta a superlotação de diversos presídios mineiros. Para amenizar o problema, algumas unidades estão em reforma para aumentar a capicidade e outros estão sendo construídos.

Valadares

Em junho deste ano, motim no presídio de Governador Valadares, no Leste do Estado, terminou com dois presos mortos e outros dez feridos, sendo que cinco foram jogados do telhado. A rebelião durou mais de 24 horas e começou durante o horário de visitas. A unidade, que tem capacidade para 290 detentos, estava com aproximadamente 800 na ocasião.

Atualizada às 18h20

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por