(Frederico Haikal)
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, foi considerado o terminal com o melhor atendimento turístico durante a Copa do Mundo no Brasil, segundo o Prêmio Boa Viagem, oferecido pela Secretaria de Aviação Civil e pela Embratur. O objetivo do prêmio é estimular a melhoria da prestação de serviços nos aeroportos brasileiros e, consequentemente, aumentar o nível de satisfação dos passageiros. O Centro de Atendimento ao Turista foi reestruturado para a Copa do Mundo. No local são disponibilizados, diariamente, materiais sobre Belo Horizonte e seu entorno com informações sobre seus atrativos e equipamentos turísticos, como o Guia Turístico da cidade, mapa de localização, acesso e calendário de eventos. Estratégias de atendimento ao turista nos dias que antecederam a Copa do Mundo foram promovidas pela Belotur no local, como as apresentações culturais com quadrilhas participantes do Arraial de Belô, com o objetivo de dar uma pequena amostra aos visitantes de uma das mais tradicionais festas juninas do país. O presidente da Belotur, Mauro Werkema, lembra que o Centro de Atendimento ao Turista é o primeiro contato que o visitante tem com o seu destino. “É de extrema importância oferecer informação turística qualificada desde a chegada do turista até seu retorno para o local de origem, disponibilizando material para que o visitante nacional e estrangeiro possa conhecer os atrativos e o calendário cultural da cidade", comentou. Premiação Oito quesitos foram avaliados em 15 aeroportos: check-in, inspeção de segurança, controle migratório, controle aduaneiro, restituição de bagagem, ambiente aeroportuário, atendimento ao turista e a satisfação geral do passageiro com o aeroporto. Os vencedores foram eleitos por meio de entrevistas e por voto popular via internet. Além de melhor atendimento ao turista, o terminal de Confins também foi considerado o aeroporto com o melhor controle migratório. O aeroporto com melhor apoio ao turista foi escolhido por meio de um questionário com cinco perguntas que buscaram avaliar itens como atendimento em língua estrangeira, atendimento geral ao viajante, acessibilidade e disponibilidade de transporte coletivo. De acordo com a Belotur, empresa pública municipal gestora do Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto, o terminal funcionou 24 horas por dia no período do evento, prestando atendimento em até sete idiomas a turistas de mais de 80 nações. (*Com PBH)