Manifestação #eleNão na Praça 7 provoca alterações no trânsito neste sábado

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
28/09/2018 às 15:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:42
 (Beth Freitas/Frente Brasil Popular/Divulgação)

(Beth Freitas/Frente Brasil Popular/Divulgação)

Milhares de pessoas prometem ir às ruas em diversas cidades brasileiras neste sábado (29) para protestar contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Em Belo Horizonte, a manifestação está programada para 14h, na Praça 7, com concentração às 12h. O evento deve provocar alterações no trânsito no Centro durante toda a tarde, conforme o trajeto dos manifestantes.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHTrans vai monitorar o trânsito, “assim como faz em todas as manifestações nas vias da cidade, e adotar as medidas que se fizerem necessárias para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez do trânsito”. O trajeto da manifestação ainda não foi divulgado publicamente.

Assim como a hashtag #eleNão, as manifestações tiveram origem no grupo de Facebook Mulheres contra o Bolsonaro, que atualmente conta com mais de 3 milhões de membros. De acordo com a Frente Brasil Popular, que reúne diversos movimentos sociais, 30 mil pessoas são esperadas na manifestação na Praça 7, que poderá contar com trio elétrico, financiado por meio de uma vaquinha on-line. Também estão confirmadas as presenças de 26 blocos de Carnaval.

A Polícia Militar de Minas Gerais afirma que recebeu comunicado de realização da manifestação e o planejamento para a segurança não será divulgado por uma questão estratégica. A corporação informa que “atuará de forma imparcial e com a finalidade precípua de preservar a ordem pública e assegurar os direitos e garantias fundamentais constitucionalmente tutelados, através do lançamento de policiamento, utilizando militares de ambos os sexos (masculino e feminino), conforme previsão legal e rotina da Instituição".

A PBH lembra ainda que as passeatas ou manifestações populares em logradouro público poderão ser realizadas sem prévio licenciamento, desde que não haja outro evento previsto para o mesmo local; tenha sido feita comunicação oficial ao município informando dia, local e natureza do mesmo, com o mínimo de 24 horas de antecedência; tenha sido feita comunicação oficial à PMMG, informando dia, local e natureza da manifestação ou passeata, com o mínimo de 24 horas de antecedência; não ofereça risco à segurança pública; apresente documentação técnica se houver montagem de palco ou congêneres.

Reação

O candidato Jair Bolsonaro, que permanece internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, não comentou a campanha da hashtag #eleNão em suas redes sociais. Mas ele tem feito questão de mostrar que possui apoio do eleitorado feminino. Nesta quinta-feira (27), ele postou no Twitter um agradecimento ao apoio que recebeu de mulheres de Minas Gerais, Estado em que lidera as intenções de voto para presidente (Bolsonaro tem 29% das intenções no Estado, segundo Ibope divulgado no dia 19):

- Obrigado pela homenagem mulheres de Minas Gerais!- Após o ocorrido nosso carinho por vocês só aumentou!- Muito obrigado por mais este apoio! pic.twitter.com/mXb8RZKjgw— Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣ (@jairbolsonaro) September 28, 2018

 Confira a lista dos blocos de Carnaval que prometeram participar da manifestação de sábado:

1. Alô Abacaxi
2. Tapa de Mina
3. Truck do Desejo
4. Beiço do Wando
5. Marias Bunita
6. Lua de Crixtal
7. Charanga Feminista
8. Bloco da Fofoca
9. Roda de Timbau
10. Pisa na Fulô
11. Sagrada Profana
12. Faraó
13. Volta Belchior
14. Bloco da Calixto
15. Angola Janga
16. Bloco Acorda Amor
17. Afoxé Bandarerê
18. Garotas Solteiras
19. Então Brilha
20. Daquele Jeito
21. Bruta Flor
22. Bateria Imperatriz
23. Bloco RockNejo
24. Bloco Pata de Leão
25. Bloco Seu Vizinho
26. Bloco Sopra que Sara Brass Band

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por