Presidente da Samarco diz que não medirá esforços para conter os danos

Hoje em Dia
06/11/2015 às 00:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:22
 (Samarco)

(Samarco)

O presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, veio a público através da página oficial da mineradora no Facebook garantir que  não serão medidos esforços para que os danos decorrentes do rompimento da barragem do complexo de Germano. O acidente, ocorrido no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, região central do Estado, atingiu outros três distritos próximos e está sendo chamado oficialmente de tragédia pela prefeitura local.

O número exato de vítimas ainda não foi oficializado, mas ao menos duas mortes já foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

"Não estamos medindo esforços para a contenção de danos ambientais", disse. "Nosso foco, neste momento crítico, é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente", completou.

"Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamento de pessoas para o local do ocorrido, exceto as envolvidas no atendimento de emergência", disse em comunicado oficial publicado na página da empresa no Facebook.  (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Comunicado oficial do diretor-presidente da Samarco sobre o rompimento das barragens de rejeitos localizadas nos municípios de Mariana e Ouro Preto (MG). Posted by Samarco Mineração on Quinta, 5 de novembro de 2015


O vilarejo era formado por 600 famílias, cerca de 2 mil pessoas. O relógio marcava pouco mais de 16 horas quando a primeira das três represas rompeu. A única escola municipal do distrito estava aberta e tinha em suas salas de aula aproximadamente 70 crianças, que conseguiram ser evacuadas a tempo. O local, assim como todas as casas, posto de saúde e estabelecimentos comerciais, foi completamente tomado pela lama.

Auxílio às vítimas

Moradores de Mariana se mobilizam para ajudar vítimas do rompimento de barragem de rejeitos de mineração. Voluntários se apresentam no ginásio da cidade e várias doações de roupas, alimentos e água já estão chegando. Ainda não há informações do número de vítimas.

O ponto de apoio aos desabrigados pede que sejam levados colchões, roupas, fraldas descartáveis, água mineral, e produtos de higiene pessoal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por