Com o tema 'Tempo e Memória', UFMG divulga oficinas do Festival de Verão 2016

Hoje em Dia
06/01/2016 às 17:16.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:55
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A partir de 19 de janeiro a UFMG abre inscrições para as oficinas do 10º Festival de Verão, evento promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). A edição de 2016, que comemora dez anos do evento, acontece em Belo Horizonte, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, período que antecede o Carnaval, com a temática "Tempo e Memória". A programação das oficinas está disponível na imagem nesta página.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundep ou pessoalmente, no posto de atendimento da fundação, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com taxa de R$ 20 para cada oficina.

Como diferencial do Festival de Verão, haverá um período de pré-inscrição para o público que necessita de acessibilidade. De 10 a 14 de janeiro, os interessados devem enviar email (festivalveraoufmg@gmail.com) informando a atividade de interesse e o recurso de acessibilidade necessário.

A resposta sobre a possibilidade de atendimento à demanda será dada até 18 de janeiro. Em caso de resposta positiva, as orientações são as mesmas para todos os públicos, e as inscrições também deverão ser feitas a partir de 19 de janeiro até a data de início das atividades.

A proposta do Festival de Verão é aliar diversão e conhecimento, nos dias que antecedem o carnaval. “A ideia é que os participantes do Festival possam, por meio de vivências coletivas, participar da produção do conhecimento através da experiência”, diz a coordenadora geral do evento, Denise Pedrón.

O tema "Tempo e Memória" abrange vários campos de conhecimento, da neurociência à arte, e proporciona diversas reflexões, que perpassam questões como vivência e percepção do tempo, processos de construção da memória e relações entre os modos ancestrais e sua inscrição na história.

Programação

Além das tradicionais oficinas, que neste ano tratam das vivências culturais, da biografia humana e da rítmica corporal, entre outros pontos, a programação, que acontece no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento, também conta com palestras ministradas por professores da UFMG, como “Imagens e coreografias do tempo espiralar”, de Leda Martins, diretora da DAC.

Os eventos incluem exposições, visitas guiadas ao Espaço do Conhecimento, espetáculos teatrais do Teatro Universitário UFMG, e apresentações musicais do grupo Meninas de Sinhá e parceria de Mamour Ba e Conexão African Beat, além do Bloco Magnólia Brass Band como atração de encerramento.

SERVIÇO

O Festival de Verão da UFMG acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento UFMG. Inscrições: público que necessita de acessibilidade - pré-matrícula de 10 a 14 de janeiro; todos os públicos - de 19 de janeiro até a data de início de cada atividade; taxa para cada oficina - R$ 20.

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por