Fifa suspende Suárez por nove jogos e o bane por 4 meses do futebol

Álvaro Castro* - Hoje em Dia
26/06/2014 às 11:07.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:09
 (Montagem)

(Montagem)

Após a polêmica envolvendo a mordida do atacante uruguaio Luis Suárez no zagueiro Chiellini da Itália, o comitê disciplinar da Fifa decidiu punir exemplarmente o camisa 9 da Celeste, que fica suspenso por nove partidas promovidas pela entidade e mais quatro meses de afastamento de quaisquer atividades ligadas ao futebol, incluindo partidas pelo seu clube, o Liverpool, além da presença em estádios de futebol. A Federação Uruguaia de Futebol será notificada ainda nesta quinta-feira. A decisão cabe recurso.

O lance aconteceu na partida entre Itália e Uruguai pela terceira rodada da fase de grupos da Copa, no dia 24 de junho, já nos minutos finais. Após uma bola cruzada para a área italiana, o camisa 9 uruguaio mordeu o zagueiro. O fato não foi relatado pelo árbitro em súmula, mas o comitê se utilizou das imagens da transmissão para julgar o caso.

Suárez foi enquadrado no artigo 48, parágrafo 1º, inciso D do Código Disciplinar da Fifa e no artigo 57, que não proibe "comportamento antidesportivo em relação a outro jogador". Com isso, ele perderá a próxima partida diante dos colombianos, válida pelas oitavas de final, os demais jogos de sua seleção na Copa e em demais competições organizadas pela entidade, até que a punição de 9 partidas seja completada.

De acordo com o chefe do Comitê Disciplinar da Fifa, Claudio Sulser "este tipo de comportamento não pode ser tolerado em nenhum campo de futebol, particularmente na Copa do MUndo quando os olhos de milhões de pessoas estão voltados para as estrelas no campo. O Comitê levou em conta todos os fatores ligados ao caso e o grau de culpa de Suárez com relação às punições previstas. A decisão vale a partir de sua comunicação", afirmou.

Caso não é o primeiro envolvendo o jogador

O camisa 9 da Celeste tem histórico "mordedor". Quando ainda defendia o Ajax, da Holanda, ele foi suspenso por sete jogos após abocanhar um defensor do PSV durante um clássico nacional. Mais recentemente, já com a camisa do Liverpool, Suárez matou a fome com o braço do sérvio Ivanovic em duelo válida pelo Campeonato Inglês e ficou dez partidas de molho.

(*)Com Gazeta Press

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por