"Cat" está de volta em novas aventuras

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
29/04/2014 às 07:26.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:20
 (Sarah Torres)

(Sarah Torres)

A jornalista e escritora Laura Conrado até tentou fazer uma lista de desejos, com planos de realizá-los quando alcançar a baliza dos 30 anos de vida. Debalde. Com lápis e papel em punho, percebeu que já vive conforme seus sonhos. Bateu uma invejinha branca? Bem, cumpre dizer que, para chegar a esse (confortável) estágio, ela não contou apenas com o fator sorte. “Minha postura sempre foi a de não esperar. Sempre fui atrás”, diz o nome por trás de “Freud, Me Tira Dessa!”, sucesso editorial que lançou a personagem Catarina na vida de muitas mulheres. Na trama, ela se apaixonava pelo seu terapeuta.

Sim, o público alvo da mineira é o feminino, que não só adotou “Cat” como a transformou em hashtag. “É muito bonitinho, fizeram a #somosmuitocat”, diz Laura, que, nesta terça (29) à noite, lança mais uma aventura de sua heroína, “Freud Me Segura Nessa!” (Editora Novo Século).

“Na verdade, já imaginava um amadurecimento da personagem. No primeiro livro, ela era mais, digamos assim, infantilizada, com medo da vida. Queria mostrar um processo de amadurecimento dela e, por isso, resolvi tirá-la do Brasil, para ela descobrir uma nova forma de viver. Aquela história de se perder para se encontrar”, diz.

Nesta viagem tão real quanto metafórica, Catarina conhece outras formas de viver e de lidar com a fé, corpo, sexo e até com o dinheiro, “para acabar com seus preconceitos ante formas diferentes de viver, ter experiências mais reais”. “Se no primeiro (livro) ela ficava mais na esfera do platônico, agora há os riscos reais, a personagem não vai mais ficar sofrendo por fantasias”.

Considerada um expoente da dita literatura chick-lit (romances leves, divertidos e charmosos, direcionados ao público feminino), Laura comemora o fato de, hoje, viver só de literatura. “Há dois anos tem sido assim, é meio que um milagre, um feito raríssimo no mercado nacional”, festeja.

Além da escrita propriamente dita, ela viaja para feiras, eventos de lançamentos... “Já perdi a conta de quantos participei, juntei muitas milhas nas companhias aéreas. Volto um bagaço, fico na pilha, me acabo, mas sempre super feliz”. Além das viagens “reais”, sua personagem também tem ultrapassado fronteiras graças à Internet. “Tenho retornos super legais no Facebook, Instagram, por e-mail, blog... E sempre faço questão de responder. Às vezes demoro, mas respondo”, assegura.

O sucesso, ela credita ao fato de sempre driblar o tom de “auto-ajuda” (“não gosto”) e abusar do “ser honesta e sincera”. “Minha personagem passa por situações embaraçosas, desconfortáveis, como assumir uma inveja, por exemplo. O curioso é que quanto mais me abro, mais retorno tenho das leitoras, mais se identificavam. Minhas personagens não são princesas ou perfeitinhas, são normais”, diz ela, que também se vale de sua experiência no divã – atualmente, cumpre dizer, ela está “em alta”.

Laura Conrado – Nesta terça-feira (29), às 18 horas, na Leitura Pátio Savassi. Entrada Franca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por