Facebook cria perfil 'arco-íris' para apoiar o casamento gay nos EUA

Hoje em Dia
26/06/2015 às 18:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:39
 (Reprodução/Facebook)

(Reprodução/Facebook)

No dia em que a Suprema Corte Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os 50 Estados do país, derrubando as proibições existentes nos Estados mais conservadores, o Facebook saiu na frente ao se mostrar uma empresa “gay friendly”.

A rede social mais popular do mundo criou um filtro para fotos de perfis chamado “Celebrate Pride”, remetendo às cores do arco-íris – símbolo da luta LGBT por direitos e respeito. Quem aderiu ao manifesto, clicando em facebook.com/celebratepride, viu um recado da empresa: From all of us at Facebook, happy Pride! (em tradução livre, “de todos nós do Facebook, feliz orgulho”).

Em poucas horas, o filtro se tornou febre entre internautas. Não somente gays, mas também pessoas que levantam a bandeira da causa colocaram a imagem colorida no Facebook e muita gente saudou o fato de a página ter ficado mais “colorida” neste sexta-feira. Por outro lado, houve quem dissesse que a ação era de uma “modinha” ou de “marketing” da rede social, mas ativistas fizeram questão de mostrar que gostaram da ideia.

A jornalista e produtora cultural Gigi Favacho respondeu aos que não gostaram: “Pra muitos de nós que morrem todos os dias é POSICIONAMENTO. Não, não é só colorindo a foto. É luta cotidiana. O colorido é para tentar deixar mais leve. ‪#‎direitoigualitario ‪#‎glbt”.

O estudante Thauan Pedro brincou com a situação: “Tradicional Família Mundial, hoje o dia deve tá pesado pra vocês, né?”

O criador do Facebook, Mark Zucherberg, também escreveu sobre o assunto no seu perfil: "Our country was founded on the promise that all people are created equal, and today we took another step towards achieving that promise. I’m so happy for all of my friends and everyone in our community who can finally celebrate their love and be recognized as equal couples under the law. We still have much more to do to achieve full equality for everyone in our community, but we are moving in the right direction." (em tradução livre, "Nosso país foi fundado sobre a promessa de que todas as pessoas são criadas iguais, e hoje demos mais um passo para alcançar essa promessa. Eu estou tão feliz para todos os meus amigos e todos em nossa comunidade que pode finalmente comemorar seu amor e ser reconhecidos como casais iguais perante a lei. Nós ainda temos muito mais a fazer para alcançar a plena igualdade para todos em nossa comunidade, mas estamos nos movendo na direção certa").

Várias empresas também apoiaram a decisão e mudaram as suas logos nas redes sociais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por