PM alerta para os quatro tipos de golpes mais comuns no fim do ano

Cinthya Oliveira
25/12/2018 às 09:11.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:44
 (Sxc.hu/Divulgação)

(Sxc.hu/Divulgação)

Os militares do 46° Batalhão de Polícia Militar de Patrocínio, no Alto Paranaíba, verificaram que vários moradores da cidade estavam caindo em golpes praticados por estelionatários. Quatro deles se mostraram como os mais comuns na região.

O batalhão, então, decidiu alertar a população para a realização desses golpes, que tendem a aumentar nos períodos festivos, por meio de telefone, aplicativos ou redes sociais.

Veja quais são os golpes mais comuns nessa época do ano, segundo o batalhão:

- Sequestro Virtual: O infrator finge que algum parente da vítima foi sequestrado. Surpreendida pela notícia, a vítima faz o pagamento exigido na ligação/mensagem para que o parente seja liberado. Normalmente esse golpe é feito por ligação e a vítima escuta o suposto "parente sequestrado" gritando ou pedindo socorro.

- “Bença, tia/tio”: O infrator liga para a vítima se passando por parente distante, que está chegando na cidade. Alega também que o carro deu defeito mecânico e, por isso, pede que o “parente" transfira dinheiro para a conta do “mecânico”. Para dar credibilidade às alegações, o infrator acrescenta que o valor será reembolsado logo que chegar à cidade.

- Envelope Vazio: O golpista demonstra interesse em um produto oferecido pela vítima. Ele combina pagar por meio de depósito bancário, no entanto, o depósito é feito com envelope vazio, sendo o "comprovante" desse depósito enviado à vítima.

- Ligação/mensagem Premiada: O infrator envia uma mensagem ou liga para a vítima informando que ela foi premiada com dinheiro ou um bem. No entanto, para receber o prêmio, pede que seja transferida determinada quantia para conta, geralmente em nome de terceiros/clonada.

A PM alerta:

- Ao receber uma ligação de um número que você não conhece, não forneça informações importantes para o infrator, tais como seu nome ou de parentes, número de conta bancária etc.

- Não divulgue informações pessoais em redes sociais, tais como placa de carro furtado/roubado e o número de telefone para quem o localizar.

- Percebendo que pode se tratar de um golpe, mantenha a calma e acione a Polícia Militar imediatamente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por