Hospital Municipal de Governador Valadares será federalizado e gerido por universidade

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
10/04/2015 às 19:03.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:35
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

Referência em saúde para mais de 85 municípios, cerca de um milhão e meio de pessoas, o Hospital Municipal (HPS) de Governador Valadares, no Leste do Estado, será federalizado. Único pronto-socorro da cidade com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será doado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para ser transformado em “hospital escola”. A transição vai durar um ano. Com a federalização o hospital será gerido pela universidade com recursos federais.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta (10) em coletiva pela prefeita Elisa Costa (PT) e marca o início das discussões, com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem) - o hospital tem cerca de mil servidores – e com a Câmara que deve receber o Projeto de Lei da doação ainda neste semestre. A prefeita confia na aprovação. “Um debate é sempre bem vindo e democrático. Uma Câmara que tem compromisso com a saúde e a cidade vai compreender bem o que estamos apresentando”, diz.

“Espero um bom debate, maduro, sereno, equilibrado e que beneficie a saúde pública”, reforça. As negociações e discussões com os ministérios da Saúde, Educação e com a universidade foram iniciadas em 2012. Agora só falta oficializar. “É uma ação extremamente positiva para Valadares porque se o nosso hospital já atende bem com a qualidade de profissionais e equipamentos que tem, podemos avançar mais com pesquisas, melhorias nas instalações físicas, readequação e oferecendo ainda mais qualidade na atenção à saúde” .

De acordo com a prefeita, os servidores que atuam no HPS, alguns há quase 30 anos, não precisam se preocupar. “Vamos tratar o processo de transição com muito cuidado e respeito porque temos quase mil trabalhadores da saúde no HPS, a maioria concursados, que tem história e dedicaram sua vida ao hospital”, prometeu, sem dar detalhes de como será a transição deles dos quadros do município para o federal. A secretária Municipal de Saúde, Kátia Diniz, anunciou a criação de um grupo gestor para orientar os servidores. O HPS faz cerca de 14 mil internações por ano.

Ao elencar os benefícios da federalização para os estudantes , o coordenador do curso de Medicina da UFJF, Emerson Ramos Lopes, também destacou as vantagens para a população. “Teremos uma gestão federal através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que administra hoje 30 de 50 hospitais universitários de todo o Brasil e que possui recursos próprios (federais); que tem uma gestão administrativa moderna, sistemas de controle e de auditoria, e organogramas funcionais muito mais aprimorados voltados para princípios de governança corporativa”, diz.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por