Fenômeno da música pop, Prince morre aos 57 anos

Da redação
almanaque@hojeemdia.com.br
21/04/2016 às 14:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:03
 (Bertrand Guay/AFP)

(Bertrand Guay/AFP)

O site especializado em celebridades norte-americano TMZ noticiou na tarde desta quinta-feira a morte do guitarrista, cantor, compositor e ícone pop Prince, aos 57 anos. A suspeita é que ele tenha sucumbido a uma gripe. Outros veículos internacionais confirmaram a informação em seguida.

Segundo o TMZ, o corpo do cantor foi encontrado em seu estúdio, o Paisley Park, localizado em, Minnesota. Diversas fontes ligadas ao cantor confirmaram a morte. Ele teve uma emergência médica no último dia 15, forçando seu jato particular a fazer um pouso de emergência no estado de Illinois. 

Contudo ele compareceu normalmente a uma apresentação no dia seguinte e a justificativa de seu staff é que ele estaria lutando contra o uma forte gripe. Anteriormente, duas apresentações haviam sido canceladas.

Leia mais:
Artistas lamentam a morte do ícone da música Prince
10 canções famosas de Prince na voz de outros intérpretes

Sucesso

Nascido em Minneapolis, Prince tornou-se um superstar em 1982 com o álbum "1999", que vendeu 10 milhões de cópias em todo o mundo. Ao longo de sua carreira, acumulou ao menos sete Grammys e uma apresentação no tradicional SuperBowl de 2007. Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos ao longo da história, ganhou um Oscar de Melhor Canção Original, em 1985, por "Purple Rain" - filme homônimo ao seu álbum mais popular.

O auge da carreira foi nos anos 80, quando ficou bem nas paradas com "Little Red Corvette", "Why You Wanna Treat Me So Bad?", "Let's Go Crazy?", "Raspberry Beret" e "Kiss", que continua sendo grande sucesso nas pistas de dança do mundo todo.

Nos anos 90, a qualidade do trabalho cai bastante e Prince deixa de ter o mesmo prestígio com público e crítica. Em 1991, lança "The Love Symbol Album", com um símbolo impronunciável. Dois anos depois, o artista muda seu nome e passa a ter como identidade um símbolo que unia ícones masculino e feminino em uma mesma imagem - mas a imprensa costumava se referir a ele como "o artista antes conhecido como Prince". A excentricidade durou até 2000, quando voltou a usar o nome Prince.

Exímio guitarrista, Prince Rogers Nelson deixa um vasto legado musical. Foi considerado o 33º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte- americana Rolling Stone. 

Confira algumas composições marcantes do popstar americano:

 Lembrando que Prince foi o autor de "Nothing Compares 2 U", maior sucesso de Sinead O'connor:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por