Conquista da Libertadores enche as prateleiras dos atleticanos

Gláucio Castro - Hoje em Dia
30/10/2013 às 09:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:46

O torcedor atleticano vivia há pouco mais de três meses o maior momento da história do clube, com a conquista da Copa Libertadores. A vitória sobre o Olimpia, do Paraguai, na madrugada de 25 de julho, parou Minas Gerais. As comemorações atravessaram dias e reuniram milhares de pessoas.

Nesta quarta-feira (30), a partir das 17h, o escritor Caio Ducca lança, na Loja do Galo, em Lourdes, o quarto livro sobre a façanha dos comandados de Cuca.

“A América é do Galo”, que tem a chancela de produto oficial do clube, vai muito além das defesas espetaculares de Victor, da genialidade de Ronaldinho Gaúcho, da segurança das Torres Gêmeas ou dos gols do centroavante Jô.

O autor conversou demoradamente com cada um dos heróis da conquista quando colheu depoimentos emocionados e confissões reveladoras. “Difícil não se emocionar”, relembra Caio, que estava mergulhado no projeto desde o término da competição.

“Eu escrevi, mas foram eles que fizeram a história. Se o torcedor vai se emocionar ao ler, imagina os próprios jogadores quando receberem o livro. Espero que sirva como motivação e uma boa contribuição para a disputa do Mundial de Clubes, em Dezembro”, sonha Caio.

Um dos depoimentos que mais chamaram a atenção foi o do volante Leandro Donizete, 31 anos. “Até os 22 ele jogava na várzea. Foi uma reviravolta muito grande na vida dele que agora é campeão da América”, revela. “A conversa com o Guilherme também foi impressionante. Nas palavras do próprio atleta, foi sinistro bater o pênalti contra o Newell’s Old Boys. Ele entrou no decorrer da partida e fez o gol que levou a disputa das semifinais para a cobrança de pênaltis e poderia por tudo a perder naquela batida”, diz Caio.

O livro começa com os depoimentos do presidente do clube, Alexandre Kalil, e do supersticioso técnico Cuca, tido como azarado até o título da Copa Libertadores.

Produzido pela Editora Magma Cultural, a publicação custa R$ 99. Além dos relatos dos atletas, a obra traz registro detalhado de cada “batalha”. Mais de 150 fotos de vários profissionais ilustram o material. Uma delas é a do pênalti contra o Tijuana, defendido pelo goleiro Victor, que colocou o Galo nas semifinais da disputa, feita pelo fotógrafo Carlos Roberto, do Hoje em Dia.

Apesar de ser torcedor fanático do clube e integrante da Charanga do Galo, Caio conta que tomou o cuidado de não menosprezar e fazer ofensas aos adversários. “O lado amor e respeito foi trabalhado com muito profissionalismo. É um texto literário com emoção. Pensei em fazer um texto que virasse uma referência história para daqui a 50 anos”, justifica.

Outros registros

Está é a quarta publicação impulsionada pela conquista do time alvinegro. Radialista e narrador dos jogos do Atlético na Rádio Itatiaia, o jornalista Mário Henrique, conhecido como Caixa, lançou o audiolivro “Eu acredito! Atlético Campeão da Libertadores 2013”. A obra traz os 29 gols da campanha , além da íntegra da final contra o Olímpia. O material impresso conta com a ficha dos jogos e fotos das partidas e dos campeões.

Mineiros de BH, os jornalistas Mário Marra, comentarista da CBN São Paulo, e Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil, se juntaram ao palmeirense Mauro Beting, para escrevem “Nós acreditamos”, que conta a saga da equipe na competição. Fred Melo Paiva reuniu suas crônicas no livro “O atleticano vai ao paraíso”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por