Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Céu encoberto
O céu ficou completamente encoberto na tarde desta quarta-feira na capital

Uma forte chuva que atinge Belo Horizonte e Região Metropolitana na tarde desta quarta-feira (27) causa vários transtornos aos moradores e motoristas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma árvore caiu na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sion, região Centro-Sul da capital, deixando o trânsito completamente interditado no sentido Centro. O congestionamento já chega à BR-356, no bairro Belvedere.

Outras quatro quedas de árvore também foram registradas por causa da forte chuva. Segundo os bombeiros, na MGT-262, altura do bairro General Carneiro, em Sabará, na RMBH, uma árvore caiu obstruindo a passagem de veículos pela rodovia. Em Belo Horizonte, uma outra árvore caiu sobre um táxi na avenida do Contorno, bairro Santa Efigênia, região Leste. Não há informações sobre feridos.

Já no bairro Renascença, região Nordeste de BH, uma árvore caiu na rua Uraricoera e também obstruiu a via. Já na rua Feliciano Negrão, bairro Santa Rosa, região da Pampulha, outra árvore caiu e um dos galhos atingiu a rede elétrica. Segundo os bombeiros, o incidente aconteceu próximo a uma Igreja Batista Getsemani.

Temporal causa vários transtornos em Belo Horizonte
Árvore interdita rua no bairro São Lucas, em Belo Horizonte (Foto: Renato Cobucci/Hoje em Dia)
 
Além disso, o trânsito também ficou bastante lento na avenida Cristiano Machado, Anel Rodoviário e na região Central por causa da forte da chuva. Segundo a BHTrans, há semáforos desligados por causa de falta de energia na rua Maranhão com Getúlio Vargas, no bairro Funcionários; na avenida Brasil com Álvares Maciel e no cruzamento da avenida Francisco Sales com Brasil no bairro Santa Efigência; e na avenida Afonso Pena com Bandeirantes, no Mangabeiras. Já na avenida Tereza Cristina com avenida João VI, no bairro Betânia, o semáforo está em flash. Ainda conforme a BHTrans, os motoristas devem ficar atentos para evitar acidentes.

Por causa da chuva forte, vários pontos da capital mineira também estão sem energia. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os locais mais atingidos são os bairros Padre Eustáquio, Monsenhor Messias, Gameleira e Calafate, na região Noroeste;  Santa Efigênia e Floresta, na região Leste; Cruzeiro, Funcionários, Lourdes, Cidade Jardim e Gutierrez, na região Centro-Sul;  e Bom Sucesso, Olhos d'Água e Milionários, no Barreiro. A Cemig informou ainda que as equipes já estão nas ruas e trabalham para o reestabelecimento da energia.

Temporal causa vários transtornos em Belo Horizonte -
Por causa da chuva forte, motoristas enfrentaram longos congestionamentos na volta para casa (Foto: Carlos Roberto/Hoje em Dia)
 
Uma internauta do Hoje em Dia relatou sobre a queda  de parte do reboco de uma parede no 13° andar de um prédio comercial na rua do Ouro, bairro Serra, mas a informação não foi confirmada pela Defesa Civil. Segundo Ferline Medeiros de Paula o material se desprendeu e caiu atingindo uma janela do mesmo prédio no 3° andar, mas ninguém teria se ferido.

Contagem

O Corpo de Bombeiros registrou ainda uma inundação na rua Zulmerindo Ramires Britto, 227, bairro Jardim dos Bandeirantes, em Contagem. Segundo os militares, o nível da água está bastante elevado, mas não há vítimas no local. A Defesa Civil do município ainda não registrou ocorrências por causa da chuva na cidade.
 
Em Contagem, o volume de água no córrego Sarandi está bastante elevado e já há risco de transbordamento em Belo Horizonte. Ainda segundo a Comdec, os motoristas devem evitar as avenidas Professor Clóvis Salgado e Atlântida, na Pampulha. Na mesma região, há risco de transbordamento do córrego Ressaca e as pessoas devem evitar transitar pela Amintas Jaques de Morais, no bairro Santa Terezinha
 
Atualizada às 19h45