PBH monta grupo técnico para apurar acidente na Pedro I e CPI pode ser aberta

Hoje em Dia
04/07/2014 às 14:42.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:15
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Um dia depois da queda de parte do Viaduto Guararapes que matou duas pessoas, a prefeitura de Belo Horizonte anunciou a formação de um grupo técnico independente, formado por engenheiros indicados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) e por empresas referências do setor. Os nomes dos integrantes do grupo não foram revelados, mas segundo o secretário de Obras do município, José Lauro Nogueira, o trabalho já começou.

Além de levantar as causas do acidente, o grupo também vai ampliar a fiscalização em outros dois viadutos que integram o complexo de obras de mobilidade urbana. Outro elevado que está sendo construído na avenida Dom Pedro I já foi interditado pela prefeitura. Funcionários da obra que não querem se identificar alegam que os suportes de sustentação não são suficientes para aguentar o peso da construção.

Apesar das denúncias dos funcionários, a prefeitura descarta qualquer risco de queda no viaduto. Além disso, afirma que "a empresa responsável pela obra continua trabalhando para corrigir um deslocamento lateral ocorrido na estrutura da obra". Até que isso seja feito, o trânsito no local continuará interditado.

CPI.

O vereador Iran Barbosa (PMDB) vai pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o acidente. Ele tem nas mãos um laudo que aponta falhas na construção da Estação São Gabriel, já em uso pelo público. O documento de quase 60 páginas aponta irregularidades graves na execução da obra, como colunas de sustentação curtas amparadas por menos parafusos do que o indicado, parafusos e porcas frouxos e folgas expressivas nas flanges, que são peças que vedam a conexão das estruturas. A prefeitura descarta risco de acidente no local. VISITAS   A comissão temporária de representação criada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte para acompanhar a apuração relativa ao desabamento do Viaduto Guararapes, na Avenida Pedro I (Região da Pampulha), realiza amanhã (5/7), às 10h, uma vistoria ao local do acidente.   Formada pelos vereadores Wellington Magalhães (PTN), presidente em exercício, Leonardo Mattos (PV), secretário-geral, e Autair Gomes (PSC), corregedor, a comissão de representação foi criada hoje (4/7) e será formalizada em oficial a ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) neste sábado (5/7). Os demais vereadores da Câmara também foram convidados a participar da inspeção.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por