Típico da cozinha do Norte de Minas, Baião de Dois tem um gosto surpreendente

* Hoje em Dia
16/10/2014 às 12:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:38
 (Divulgação/Perdigão)

(Divulgação/Perdigão)

Ingredientes

500 g de feijão carioquinha
300 g de Bacon em Peça
½ xícara (chá) de manteiga de garrafa (100 g)
1 kg de Jerked Beef Traseiro dessalgado e desfiado
2 cebolas grandes picadas (340 g)
4 dentes de alho picadinhos (15 g)
8 pimentas-de-cheiro em conserva picadinhas (20 g)
2 ½ xícaras (chá) de arroz (425 g)
Sal
1 maço de coentro picado (80 g)
200 g de queijo coalho cortado em fatias finas
½ maço de cebolinha picada (40 g)

Modo de Preparo

Na véspera do preparo: lave o feijão e deixe-o de molho em 3 xícaras (chá) de água, na geladeira.

No dia seguinte: corte o bacon em tiras, mantendo a pele. Derreta metade da manteiga em uma panela grande e doure o bacon e o Jerked Beef. Em seguida, adicione o feijão e 10 xícaras (chá) de água (2 litros).

Tampe a panela e, assim que levantar fervura, abaixe o fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora, ou até que o feijão esteja cozido, porém firme (se necessário, adicione mais água).

Quando o feijão estiver pronto, em outra panela, derreta o restante da manteiga de garrafa e refogue a cebola, o alho e a pimenta por mais 4 minutos, ou até a cebola ficar transparente.

Adicione o arroz e refogue-o por 3 minutos, ou até ele ficar transparente, mexendo sempre. Assim que o arroz estiver transparente, acrescente o feijão já cozido com a carne e o caldo. Prove o sal e ajuste-o, se necessário.

Misture bem e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, com a panela semitampada (se necessário, adicione mais água, para que não seque), até que o arroz fique cozido, cremoso e levemente úmido.

Desligue o fogo, junte o coentro, coloque o queijo coalho por cima e tampe a panela por 5 minutos, para que o vapor derreta o queijo. Sirva em seguida, salpicado com a cebolinha e acompanhado de mandioca frita ou de uma farofa de banana-da-terra. 

Dica

Para dessalgar e desfiar o Jerked Beef: coloque-o em uma vasilha, cubra-o com água e leve-o à geladeira. Após 4 horas, troque a água e leve de volta à geladeira. Repita esse processo mais duas vezes. Após a dessalga, cozinhe-o em uma panela de pressão por 20 minutos.

Espere a pressão baixar e prove a carne; se ela estiver dura e/ou salgada, troque a água e cozinhe por mais 10 minutos (se necessário, repita esse processo mais uma vez). Depois disso, retire a carne, deixe esfriar e, com o auxílio de um garfo ou com as mãos, desfie.

Separe o feijão do caldo para facilitar na hora do preparo: coloque 5 xícaras de caldo para cozinhar o arroz (se necessário, complete essa quantidade com água).

Dê preferência para um queijo coalho mais artesanal, que derrete melhor e é mais saboroso. Caso não o encontre, pode utilizar queijo minas meia-cura, mas o sabor não será o mesmo.Substitua o coentro por salsinha ou coloque uma quantidade maior ou menor (a gosto).

Acrescente 1 pimentão vermelho ou verde picado à refoga do arroz.

Essa é uma receita tipicamente nordestina, e pode ser feita com o feijão-de-corda, que é mais tradicional, ou com feijão mulatinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por