Agressões sexuais durante o réveillon aquecem o debate da imigração na Alemanha

Estadao Conteudo
05/01/2016 às 21:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:54

Uma série de agressões sexuais e roubos durante as comemorações de fim de ano em Colônia, na Alemanha, aumentou o debate acerca da habilidade do país de integrar um grande número de imigrantes após a polícia afirmar que homens que atacaram dezenas de mulheres pareciam ter origens árabes e norte-africanas.

Líderes políticos, incluindo a chanceler, Angela Merkel, condenaram os ataques, embora tenham alertado contra conclusões precipitadas sobre os autores. Mas para alguns alemães que já estão inquietos com a chegada de um milhão de imigrantes em busca de asilo os ataques parecem ter confirmado os temores.

"É esta a 'Alemanha colorida e cosmopolita' que Merkel queria?", indagou Frauke Petry, líder do partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), que pede por uma repressão no número de asilos concedidos no país.

"É inaceitável que mulheres sejam assediadas e assaltadas por jovens migrantes nas ruas e praças públicas das cidades alemãs à noite", disse Andreas Scheuer, secretário geral da União Social Cristã.

Outros alemães alertaram contra ligar a questão dos imigrantes aos problemas de criminalidade quando os todos os fatos sobre o ocorrido ainda não são conhecidos.

"É completamente impróprio ligar um grupo que aparentemente veio do norte da África com os refugiados", disse o prefeito de Colônia, Henriette Reker.

O chefe da polícia de Colônia, Wolfgang Albers, disse que ainda ninguém foi preso. "Nós não temos nenhum suspeito atualmente, então sabemos como os criminosos eram. Tudo que sabemos é que tinham entre 18 e 35 anos de idade oriundos de países árabes ou africanos".

A polícia afirmou que os criminosos se uniram em grandes grupos nas proximidades da principal estação de trem da cidade, bebendo álcool e se misturando a outros grupos de foliões. Fonte: Associated Press.
`
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por