Trem chega a Valadares para minimizar falta de água

Ana Lúcia Gonçalves
13/11/2015 às 12:42.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:28
 (Leonardo Moraes)

(Leonardo Moraes)

Um trem da empresa Vale trazendo água chegou nesta manhã à Governador Valadares, no Leste de Minas, para minumizar os problemas cuasados pelo corte no abastecimento. O produto está sendo transferido para caminhões-pipa para garantir o abastecimento a hospitais, escolas, creches e outros equipamentos que precisam de água. A cidade está sem o serviço devido à contaminação do rio Doce com a lama que vazou das barragens da Samarco, em Mariana, no dia 5.

Segundo o Serviço Autônomo de àgua e Esgoto (Saae) não há como tratar água em pequena quantidade. Cada vagão carrega 60 mil litros de água. Para se ter uma ideia, só o Hospital Municipal consome 200 mil litros por dia.


Poços artesianos
O Saae está providenciando também a perfuração de poços. Em princípio serão 15 em locais que sejam próximos às Estações de Tratamento.

A Copasa enviou uma equipe especializada em perfuração. Os poços serão: na ETA Central, na ETA Vila Isa, na Açucareira, no Campo do Cruzeirinho, na área da Feira da Paz, no Parque de Exposições e na Univale. Cada poço leva de 2 a 3 dias a ser perfurado e fornece em média de 5 litros de água por segundo (o Rio Doce, por exemplo, fornecia 120 l/s).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por