Clima compensa menor área plantada de algodão, diz Conab

Agencia Estado
07/03/2013 às 12:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:40

O clima favorável durante as diversas fases do desenvolvimento vegetativo da lavoura de algodão, tem, pelo menos até agora, compensado o quadro de diminuição da área. A avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu sexto levantamento sobre a safra 2012/13, divulgado nesta sexta-feira.

No Mato Grosso, tradicional líder na produção de algodão, os agricultores resolveram optar pelo plantio um pouco mais tarde, reduzindo em 26% a área plantada com a fibra, para 537 mil hectares, em comparação aos 725,7 mil hectares da safra passada. Os Estados da Bahia e de Goiás, respectivamente, o segundo e terceiro produtores nacionais, também apresentaram reduções representativas na área plantada.

Em Estados importantes como Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás, fortemente prejudicados pelo clima em 2012, está prevista uma forte recuperação nos níveis de produtividade, quando comparado aos observados no ano passado.

Nesse cenário, a produção brasileira de algodão em pluma está estimada em 1,399 milhão de toneladas, representando um decréscimo de 25,4% ante o mesmo período do ano passado (1,877 milhão de toneladas).

Conforme a Conab, considerando a atual estimativa de produção, a nova configuração do quadro de suprimento para 2013 passa a ser a seguinte: oferta total do produto (estoque inicial + produção + importação) para o exercício que ora se inicia está na faixa de 1,944 milhão de toneladas, enquanto a demanda total (consumo interno + exportação) encontra-se ligeiramente inferior, avaliada em 1,529 milhão de toneladas.

Como resultado final, tem-se uma previsão de estoque de passagem no encerramento do presente exercício, avaliado em 415,5 mil toneladas de pluma, muito semelhante à previsão do mês anterior, que foi de 415,4 mil toneladas.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por