Primeira edição mineira do Xtreme Race atrai 280 competidores em BH

Émile Patrício - Hoje em Dia
28/04/2014 às 08:02.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:19
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

A bela área verde do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Belo Horizonte, foi palco da primeira edição em Minas Gerais do Xtreme Race, corrida de obstáculos que tem inspiração nos treinamentos militares. Cerca de 280 competidores mostraram resistência e se aventuraram em percursos de 5 e 10 quilômetros.

Os corredores encontraram pelo caminho parede de madeira a ser escalada, rastejamento na lama, uma montanha de pneus a ser transposta, travessia suspensa sobre um buraco de lama, piscina de gelo, túnel de lama e até fogo, entre outros.

A prova deixou até os mais experientes cansados. Caso do personal trainer Eduardo José Ferreira, de 33 anos, vencedor da primeira prova de ontem. “Essa é uma corrida em terreno irregular, com subidas, descidas e obstáculos. Exige muito esforço do corpo e é mais difícil. Dez quilômetros desta prova é como se fossem 30”, compara o esportista que completou o circuito de cinco quilômetros em 20min35s.

A ideia é trazer mais emoção aos que já praticam a corrida de rua, mas que já não encontram novidades nos circuitos. Segundo um dos organizadores, o paulista Rafael Sá, a busca é por novos desafios. “As pessoas já estão saturadas das mesmas corridas de rua. Todo atleta busca novidade. Vemos que muitos estão migrando para o duatlon e o triatlon, justamente para encontrar novos limites e metas”, diz Rafael que trabalha como dublê profissional.

“Todos os obstáculos foram analisados, e como tenho experiência com isso, tomei todos os cuidados para que fossem totalmente seguros ao competidor”. Essa modalidade de corrida de obstáculos já é sucesso em países como Canadá, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por