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Divulgação

As garotas mais antenadas com certeza já ouviram falar do goji berry. Isso porque a frutinha vermelha, originária Sul da Ásia, virou sensação entre as brasileiras que fazem dieta. Mas os benefícios vão muito além da perda de peso.

O consumo do goji berry regularmente pode melhorar o bom-humor, a pressão sanguínea, ajuda a controlar o colesterol e, acredite, ela é usada até no tratamento de impotência sexual. Tudo isso porque o goji berry é extremamente rico aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes.
 
Para desvendar tudo sobre esta frutinha que faz tão bem a saúde, e ainda ajuda a emagrecer, o blog Moça Bonita conversou com a nutricionista Juliana Morais de Almeida, Mestre em Ciência dos Alimentos e especialista em obesidade e emagrecimento.
 
Benefícios
 
Conforme a médica, os benefícios estão associados aos nutrientes do goji berry, inclusive bioativos da fruta. O goji berry contém cerca de 15% de proteínas, sendo 19 aminoácidos, dos quais oito essenciais, como a isoleucina e triptofano - precursor de serotonina. Pra quem não sabe, esses hormônios estão associados ao bom-humor, alegria e satisfação.
 
Além disso, a nutricionista informou que o goji berry possui diversos minerais, incluíndo o zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e o fósforo. É rico também em antioxidantes, dos quais se destacam o beta-caroteno (maior concentração até que a cenoura), zeaxantina, luteína (protetores dos olhos) e antocianidinas (anti-inflamatórios e cardio protetor).
 
A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração em vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas. São ricas também em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E. 
 
Dentre os compostos biotivos do goji berry, alertou Juliana Almeida, estão o beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, além de ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata; o cyperone, que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea; o physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B; e a betaína, precursora de colina, que auxilia na redução dos níveis de homocisteína, um fator de risco para pessoas com problemas cardíacos, além de proteger a célula em nível de DNA. 
 
goji berry
 
Dieta
 
Por ser rica em nutrientes essenciais que tem por função principal regular o processo inflamatório e oxidante do corpo, o goji berry é um excelente aliado no emagrecimento. A fruta não é tão comum e, por isso, não é fácil de ser encontrada. Mas pode ser achada nas farmácias nas versões desidratada e em cápsula.
 
"É importante considerar que a versão desidratada contém cerca de 100 calorias (Kcal) para cada duas colheres de sopa, portanto deve ser consumida com moderação, caso contrário pode contribuir para o ganho de peso", alertou a nutricionista. 
 
Já as versões em extratos, conforme a especialista, são elaborados, em sua maioria, com alguns dos princípios ativos da fruta. Isso significa que alguns nutrientes podem sofrer alteração em compraração com a fruta fresca.
 
Juliana Morais de Almeida
Nutricionista
(31) 3582-3843
www.renutra.com.br
 
 
Por Renata Evangelista

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