
Quando Marcelo Oliveira retornou ao Atlético para integrar o corpo de treinadores das categorias de base, Sérgio Vieira era apenas um jovem jogador português, prestes a largar a carreira e tentar a sorte como técnico. Mais de uma década depois, os dois estarão frente a frente pela segunda vez neste domingo, para mais um capítulo de um embate pessoal, no qual o alvinegro tentará dar o “troco” de uma das derrotas que pavimentou a demissão do Palmeiras, em março.
Além disso, o clássico entre América e Atlético, às 11h, será o quinto duelo deste ano entre os dois clubes mais antigos da capital. E o Galo ainda não saiu vencedor no confronto.
Vieira foi a sensação do Campeonato Paulista, à frente da Ferroviária de Araraquara. O técnico português derrotou Oliveira em pleno Allianz Parque, por 2 a 1, em fevereiro. Dez dias depois, o Verdão voltou a tropeçar diante do Nacional-URU e deu adeus ao treinador.
Na busca por um novo comandante, a diretoria do Porco até cogitou apostar no lusitano, porém acabou escolhendo o ex-atleticano Cuca.
O triunfo inesperado da Ferrinha, inclusive, foi parcialmente patrocinado pelo próprio Atlético. Em parceria com o Galo, a equipe do interior de São Paulo tinha três jogadores emprestados pelo alvinegro: Alex Silva, Wescley e Danielzinho. Os dois últimos estiveram em campo na vitória.
Vieira, porém, acabou tendo o mesmo destino de Marcelo, em abril, quando a Ferroviária degringolou no Estadual e se livrou do descenso apenas na última rodada. O português voltou ao país natal e, após dois meses de férias forçadas, retornou ao Brasil para tentar livrar o Coelho do rebaixamento à Série B.
Seca em clássicos
Após duas vitórias seguidas, o Galo busca a trinca contra um “fantasma” de 2016. Não bastasse ter perdido o Estadual para o América, a equipe alvinegra não conseguiu vencer nenhum clássico no ano, contabilizando ainda os dois duelos contra o Cruzeiro.
Perante o Coelho, foram quatro confrontos, com três empates e uma derrota fatal no Mineirão. “Jogo muito difícil, pela tradição, com mando do adversário, e o Atlético ainda não ganhou nenhum clássico. Muito importante buscar a vitória visando a sequência no Brasileiro”, disse Marcelo.