Belo Horizonte: uma capital ‘habitada’ por automóveis

RENATO FONSECA - Do Hoje em Dia
12/08/2012 às 11:03.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:24
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

O crescimento da frota de veículos de Belo Horizonte segue em ritmo acelerado e já ultrapassa o aumento da população. Para cada bebê nascido na capital, pelo menos cinco carros são emplacados. Neste ano, mais de 110 mil veículos entraram em circulação na cidade, enquanto 22.111 belo-horizontinos vieram ao mundo.

O número de automóveis, motos, vans e ônibus nas ruas e avenidas de BH está prestes a atingir a marca de 1,5 milhão. A proporção é de 1,6 veículo para cada habitante. O resultado não poderia ser outro: um trânsito caótico no qual todos os caminhos levam a congestionamentos.

Não bastasse a crescente frota, muitos dos principais corredores de tráfego, como as avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Antônio Carlos, passam por obras viárias, testando ainda mais a paciência dos moradores.

DEMORA

Especialistas em trânsito são unânimes ao apontar que as causas para tanta dor de cabeça são a falta de planejamento e a demora na execução de planos de mobilidade.

Para engenheiros e consultores de tráfego, existem soluções. Porém, eles destacam que, para se obter resultados satisfatórios, é preciso investimento e competência por parte do poder público.

Nessa fuga para desatar o nó do trânsito, mais uma promessa surge na cidade por meio do “BH Metas e Resultados” – planejamento estratégico da prefeitura (PBH), em 12 áreas, projetando a cidade para 2030.


ANTECIPAÇÃO

Mesmo com todas as críticas e discussões em torno do trânsito ainda para a Copa do Mundo de 2014, o Executivo municipal garante que não é utopia pensar a mobilidade urbana para daqui a duas décadas.

As obras do BRT (Bus Rapid Transport), a tão aguardada expansão do metrô e a integração de diferentes redes de modais estão entre as metas defendidas como os principais caminhos para se conseguir melhorias.

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