Agentes de saúde e de combate a endemias paralisam e 'invadem' secretaria em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 10:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:54
 (Sindibel/Divulgação)

(Sindibel/Divulgação)

Agentes de saúde e de combate a endemias paralisaram as atividades desta terça-feira (11) e invadiram a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), a categoria reclama do atraso do pagamento das bonificações.

Além disso, os profissionais reinvidicam o pagamento do piso salarial e denunciam o descaso do Executivo com a categoria que, segundo o sindicato, não tem plano de cargo e carreira e trabalha em condições abaixo do recomendado.

Por isso, segundo o presidente do Sindibel, Israel Arimar, aproximadamente 70 agentes invadiram a antessala do Secretário de Saúde Fabiano Pimenta. "Eles não vão sair daqui até serem atendimentos pelo secretário", revelou.

"Além desses pontos, a PBH demonstra completa falta de preocupação com estes trabalhadores, responsáveis pela linha de frente no combate à dengue, zika e chikungunya, ao não vir pagando anualmente Bonificação por Cumprimento de Metas, Resultados e Indicadores (BCMRI) à qual estes servidores têm direito", informou o sindicato por meio de nota.

À tarde, a categoria irá se reunir para decidir os rumos do protesto. Uma greve dos profissionais não foi descartada. "Tem agente recebendo menos de R$ 800, valor inferior ao salário mínimo, quando o piso nacional previa, em junho do ano passado, vencimento de R$ 1.014", reclamou Arimar.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que vai analisar as reivindicações dos servidores.

Manifestação

Além da ocupação da secretaria, outro grupo realizou protesto em frente a prefeitura. De acordo com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), cerca de 50 pessoas fecharam a avenida Afonso Pena, entre a Rio Grande do Norte e Professor Moraes, sentido Mangabeiras.

O trânsito teve que ser desviado, mas a via já foi liberada pelos manifestantes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por