Regina Casé cai na estrada para fazer o novo 'Esquenta!'

Folhapress
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/10/2016 às 09:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:13
 (Reprodução)

(Reprodução)

Neste domingo (16), às 13h45, estreia o novo "Esquenta" (Globo). Nesta quinta temporada, a atração muda de formato, pela primeira vez, e terá parte de seu espaço dedicado a reportagens. A típica festa no estúdio se mantém, mas divide seu tempo com histórias que a apresentadora Regina Casé vai colher com fãs do programa em todo o país.

A atração realiza um projeto antigo de Regina. Mantém um pouco do antigo "Esquenta!", com um toque de seus programas do passado, como "Brasil Legal" (Globo, 1995-1998) e "Um Pé de Quê?" (Futura, 2001), em que ela viajava o Brasil. "Quando a gente foi convidado a fazer um programa de auditório, nosso maior medo era não se adaptar ao ambiente fechado. A gente se adaptou, mas sentia falta de ir para a estrada. Nunca pensei que iríamos conseguir misturar essas duas coisas", comemora Regina Casé, que mantém parte de sua equipe trabalhando junto em todas as suas produções.

Antes de fazer as malas, a equipe do "Esquenta!" gravou uma edição do programa e levou o resultado para a viagem. Enquanto Regina conversa com a família da vez, o programa vai rolando na televisão dos entrevistados, e é possível acompanhar a reação deles ao ver a atração. "Na Bahia, ninguém se sentou, todo mundo viu o programa de pé, dançando", conta Regina.

Fotos enviadas por fãs foram algumas das inspirações. "As pessoas enviavam fotos delas vendo o programa. Achamos curioso imaginar como era esse momento para cada um", diz Mônica Almeida, diretora geral.

AUDIÊNCIA

A cada fim de temporada do "Esquenta!", sempre surge a dúvida sobre a continuidade do programa, que nasceu em 2011 com a função apenas de preencher a programação da emissora durante o verão.

Neste ano, a promessa era que a atração voltaria em abril, mas foi adiada para o segundo semestre. A apresentadora Regina Casé explica o por quê. "Nós fizemos 170 programas direto e não tínhamos tempo para pensar em algo novo. A nossa maior pressão não é pela audiência, mas pela inovação, pela transgressão", explica a apresentadora. Para que o dominical não se repetisse, Regina negociou prazos. "A nossa maior alegria agora foi ter tempo para pensar um novo formato."

Temas vão guiar entrevistas e histórias a cada atração

Nesta nova temporada do "Esquenta!" (Globo), o programa continua abordando temas, que serão explorados no estúdio e nas viagens de Regina Casé pelo país. "Nós conversaremos sobre adoção no estúdio e, na sequência, entrará uma reportagem com uma família que tem uma história para contar", explica Regina Casé.

Para a apresentadora, esses casos deixam o programa mais emocionante, além de divertido. "Quando eu assisto TV, eu gosto de me emocionar, seja vendo uma novela ou uma reportagem."

Outra preocupação foi mostrar pessoas de todos os cantos do país, segundo Hermano Vianna, um dos criadores da atração. "Nós passamos por todas as regiões do Brasil. A diversidade de culturas mostrada faz parte da nossa pesquisa", explica.

Mesmo com o hábito de explorar assuntos diferentes, Regina Casé lembra que a atração foi constantemente acusada de ser carioca. "Quando eu viajei a Garibaldi, interior do Rio Grande do Sul, e vi aquela mulher tirando leite da vaca com aquele vestidinho dizendo que adorava ver o "Esquenta!", eu não acreditei. É uma consagração ver que essas pessoas gostam do programa a ponto de abrir a porta da casa delas para nós", celebra a apresentadora.

Com essa inovação, Regina Casé acredita que o "Esquenta!" está dando início a um novo tipo de programa. "Está tudo muito diferente. Ainda estamos engatinhando nesse novo formato. Acho que dessas ideias ainda sairão muitas coisas novas. A gente combina algo, mas chega na hora mesmo e tudo muda. Até o tamanho da plateia", finaliza Regina.

Como será o novo 'Esquenta!'



 longo desta temporada, todas regiões do país serão visitadas pela produção do programa.



 emocionante história sobre o tema



A plateia, os convidados e as atrações musicais continuam no estúdio, mas terão menos espaço no programa

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por