Divulgação
Campanha "Doe seu Rabinho" pede cabelo para vítimas de câncer em BH
Em Minas, a ação virou "Doe seu Cabelo" e é realizada pelo Instituto Mário Penna

O assunto é delicado e sério. Porém, o tema foi tratado de uma forma divertida por uma campanha no Espírito Santo, chamada de "Doe seu Rabinho". Agora, a ação é realizada em Minas pelo Instituto Mário Penna, mas com o título "Doe seu Cabelo", e visa conseguir o material para as vítimas de câncer.

Leia também: Mulheres de aço: mãe luta contra câncer para viver junto do filho

De acordo com o instituto, os cabelos recolhidos são utilizados para a confecção de perucas para os pacientes da doença. A doação tem um papel importante na recuperação vítimas de câncer, pois a baixa autoestima pela perda dos fios, consequência do tratamento, pode dificultar os resultados.

A servidora pública Maria de Siqueira Borges, de 27 anos, decidiu cortar parte da própria cabeleira para que algum paciente tenha direito à peruca. "Fiquei sabendo por uma amiga que cortou e postou no Facebook, então, também resolvi ajudar na campanha", diz.

Há cerca de duas semanas, a jovem passou a tesoura nas madeixas. "Imagino quão difícil deve ser para uma pessoa, especialmente, uma mulher, perder os cabelos, ainda mais em razão de uma doença. Achei que seria uma forma de levar a elas carinho, demonstrar minha admiração pela força que têm e ajudar a aumentar a autoestima delas", explica Maria.

A mulher elogia a iniciativa e complementa: "além de ser uma forma de chamar a atenção para o problema do câncer e conscientizar mais pessoas, a doação é uma forma de ajudar aos outros".


Social

Segundo o instituto, foram entregues 30 perucas. Caso algum dos pacientes fosse comprar o produto no mercado, teria que desembolsar entre R$ 300 e R$ 1600. Em alguns casos, eles não têm condição financeira para a aquisição.
 
No rede do Mário Penna, a demanda chega por meio dos assistesntes sociais ou pela Central de Relacionamento. O pedido é feito por quase todas as mulheres que passam pelo tratamento de câncer no hospital.


Como doar?

Os interessados em doar, podem entrar em contato com o Instituto Mário Penna pela página no Facebook, no perfil do Twitter ou pelo telefone 0800 039 1441.