Frederico Haikal
BR-381 - Frederico Haikal
Um dos trechos a serem duplicados nessa primeira fase é entre o trevo de Santa Luzia e o de Caeté

Até o fim desse mês, serão conhecidas as empresas vencedoras da licitação para seis dos 13 lotes da duplicação da BR-381. Como o Hoje em Dia adiantou na edição desta quarta-feira (31), a obra completa deverá durar três anos e está orçada em R$ 3,8 bilhões.

Os primeiros seis lotes compreendem trechos entre Belo Horizonte e Caeté, na região Metropolitana; entre Jaguaraçu, no Vale do Rio Doce, e Ribeirão da Prainha; do Ribeirão da Prainha até o acesso sul de Nova Era, região Central do Estado; de João Monlevade, na mesma região, até o rio Una.

Também estão previstos dois lotes exclusivos para construção de quatro túneis que, somados aos outros trechos, dá uma extensão de pouco mais de 100 quilômetros. O anúncio foi feito nesta quarta-feira  pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo governador de Minas, Antônio Anastasia.

 

                              BR-381



Ainda em novembro será publicado o edital para outros cinco lotes, cujas obras devem começar com uma diferença de pouco mais de um mês dos trabalhos dos seis primeiros lotes. Ficará faltando apenas o trecho da variante sobre o rio Santa Bárbara, ligando Barão de Cocais a Nova Era, na região Central de Minas. “São dois lotes, com pouco mais de 40 quilômetros, cujo anteprojeto vai ser desenvolvido nos próximos meses e depois licitado”, explicou Paulo Sérgio Passos.

Rodoanel

A construção do Rodoanel, cuja responsabilidade está sendo dividida entre os governos federal e estadual, está nas fases de estudo e projeto. Minas está cuidando da parte Norte, que liga Betim a Ravena (passando por Contagem, Ribeirão das Neves, Vespasiano e Santa Luzia), para qual está sendo desenvolvida uma Parceria Público-Privada (PPP).

Para a construção da parte Sul, entre Betim e a BR-040 na saída para o Rio de Janeiro (passando por Sarzedo, Mário Campos e Ibirité), o Ministério dos Transportes já está contratando uma empresa projetista para desenvolver o projeto. O Rodoanel é visto por especialistas como a solução para o problema enfrentado pelas autoridades e motoristas no Anel Rodoviário.

 

                                 Mapa Anel Viário da RMBH



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