Eugênio Moraes/Hoje em Dia
Começa o 11º Seminário Meio Ambiente e Cidadania: energias limpas para um planeta sustentável
Evento aborda questões relativas a preservação do meio ambiente e sustentabilidade

Teve início na manhã desta quarta-feira (11) o 11 Seminário Meio Ambiente e Cidadania que este ano traz o tema “Energias Limpas para um planeta sustentável: o desafio das mudanças climáticas”. O evento é uma realização do Hoje em Dia e acontece desde 2003.

Na edição deste ano, as palestras, mesas redondas e conferencias se debruçam sobre as qu estões cotidianas, práticas e ações que visam reverter as constantes ameaças para nosso futuro. O foco principal, as mudanças climáticas, o aquecimento global e estratégias para que possamos contornar essa situação, como a produção de energias limpas e renováveis que possam ser a base para um mundo de crescimento sustentável.

Essas matrizes energéticas, como a eólica, hidrelétrica, solar e a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis visam diminuir a emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Dessa forma, será possível manter um ritmo de crescimento industrial e agrícola aliados ao desenvolvimento urbano planejado, com desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente.

“Penso que há dez anos, muito tem se debatido sobre o tema meio ambiente. É um assunto de extrema importância que o Hoje em Dia, como formadores de opinião tem o papel e a obrigação de trazer para conscientizar a população”, afirmou o diretor executivo do Hoje em Dia, Cleber Nascimento.

Uma inovação desta 11 edição é a possibilidade dos estudantes de graduação poderão enviar artigos sobre a temática debatida no seminário. Os quatro melhores serão selecionados para um caderno especial que será publicado no Hoje em Dia em um caderno especial Meio Ambiente e Cidadania no dia 26 de junho. O prazo de envio é até o dia 17 de junho, através do e-mail concurso@seminariomeioambienteecidadania.com. O tamanho máximo dos textos é de 2.200 caracteres.