FGV: intenção de compra de bens duráveis cai 3,8%

Idiana Tomazelli
24/01/2014 às 13:15.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:34

A intenção de compra de bens duráveis, quesito apurado na Sondagem do Consumidor, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), não começa o ano dando muito alento ao varejo e à indústria. O indicador caiu 3,8% entre dezembro e janeiro, o que sugere maior cautela no consumo neste início de 2014.

Foi uma "queda expressiva", de acordo com a economista da FGV Viviane Seda, coordenadora da pesquisa. Mas o que chama a atenção, segundo ela, é que o índice que mede a propensão do consumidor em adquirir esses bens voltou a ficar abaixo da média histórica - algo que não ocorria desde o fim do primeiro semestre de 2013.

"Ao longo de todo o ano de 2013 vimos consumidores bastante cautelosos com a compra de bens duráveis, com alguns ganhos focados em apenas algumas classes de renda. Agora, a tendência de queda na compra de bens duráveis é mais forte", diz Viviane.

De acordo com a economista, além do cenário econômico, que tem pesado nas decisões de compra dos consumidores (e os tornou mais cautelosos com os gastos), a recomposição das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis e produtos da linha branca podem ter repercutido sobre a intenção de compra das famílias.

"Com certeza pode ter alguma influência, sim. Mas a magnitude desse efeito a gente não consegue mensurar", explica Viviane, acrescentando que os consumidores já demonstravam menor propensão ao consumo. A preferência das famílias foi destinar a renda extra de fim de ano (basicamente o 13º salário) para o pagamento de dívidas e para a poupança, como mostrou ontem, com exclusividade, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Ainda assim, 14,1% dos consumidores pretendem adquirir bens duráveis em maior volume nos próximos meses, contra 12,3% em dezembro. Mas a economista ressalta que o crescimento dos que pretendem comprar menos foi mais forte: de 25,8% em dezembro para 30,9% em janeiro.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por