André Brant/Hoje em Dia
Feira do Mineirinho fecha as portas após dez anos de funcionamento

A tradicional Feira de Artesanato do Mineirinho, na Pampulha, em Belo Horizonte, volta a funcionar neste domingo (24). O espaço de divulgação da cultura mineira também poderá ser curtido todas às quinta-feiras.
 
O retorno da feira, que foi encerrada devido às obras da Copa das Confederações no estádio, foi decidido pelo Governo de Minas no último dia 8. Na data, o presidente da Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), Ricardo Raso, assinou o contrato com a empresa Dekkas Comércio e Representações, que foi escolhida para administrar o espaço provisoriamente. Sendo que, a escolha da empresa ocorreu durante assembleia dos feirantes em 13 de outubro deste ano.
 
O encontro foi acompanhado de perto por representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual e do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac). O contrato é válido até o dia 31 de março de 2014 e, após essa data, toda a área que compõe o Mineirão e o Mineirinho estará à disposição para os preparativos da Copa do Mundo. Porém, até o término do contrato, o Governo se comprometeu a realizar licitação para a escolha definitiva da empresa que irá administrar a feira após a realização do torneio mundial de 2014.
 
Durante a reabertura, os visitantes da feira poderão curtir show da Banda Trilha.
 
A feira
 
Ao todo, a feira conta com 400 estandes de roupas, acessórios, gastronomia, obras de arte e de artesanato. Além disso, o espaço tem uma praça de alimentação com 60 barracas e a estrutura foi construída para atender em torno de 3 mil pessoas.
 
As barracas são montadas em uma área coberta área de 9 mil m² do entorno do Mineirinho, na saída da avenida Abrahão Caram e Alameda das Palmeiras e, agora, serão monitoradas por câmeras de segurança.
 
Funcionamento
 
A Feira do Mineirinho funciona sempre às quintas-feiras, das 17h às 22h, e, aos domingos, das 8h às 17h.  A entrada é gratuita.