Caterpillar mira 500 locomotivas a serem produzidas em Minas

Bruno Porto - Do Hoje em Dia
30/11/2012 às 10:43.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:56
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

A demanda projetada pelo setor ferroviário de mil locomotivas para os próximos cinco anos ganhou um novo player no país. A Caterpillar inaugurou, ontem, em Sete Lagoas, sua linha de montagem por meio de seu braço no segmento, a Electro Motive. A expectativa é de abocanhar 50% das encomendas em território nacional, que contava, até então, apenas com a General Electric. A planta terá capacidade para até 90 locomotivas diesel-elétricas ao ano.

Na planta de Sete Lagoas, as locomotivas serão montadas. O motor de tração e os trucks ferroviários são produzidos no país. As cabines são importadas. A taxa de nacionalização poderá atingir 65%. A unidade emprega 95 trabalhadores, contingente que poderá alcançar 500 profissionais quando a produção atingir seu auge.

Os planos do governo federal de alocar R$ 91 bilhões na construção de 10 mil quilômetros de ferrovias no país foram fundamentais para a decisão da americana Caterpillar em investir no Brasil. “Viemos porque vimos potencial”, disse o vice-presidente da Caterpillar, Bill Ainsworth.

A carteira da nova empresa contabiliza pedidos de 14 locomotivas para a VLI, empresa da Vale que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e 21 para a Eldorado Celulose. “Estamos em negociação para um contrato de 16 a 18 locomotivas”, disse o diretor da MGE, Carlos Roso, sem revelar o cliente. A MGE é subsidiária da Caterpillar e responsável pela Electro Motive.

A perspectiva positiva de crescimento do setor, amparada por programas governamentais, foi reforçada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, presente na solenidade de inauguração da montadora.

“Com os investimentos na malha ferroviária, acreditamos que podemos aumentar em 10 pontos percentuais a participação do modal ferroviário na matriz de transportes de cargas”, afirmou.

Segundo o relatório de 2011 do Plano Nacional de Logística dos Transportes, atualmente 30% da movimentação de cargas no Brasil ocorre sobre trilhos. O investimento na planta de Sete Lagoas está dentro de um plano de US$ 100 milhões da empresa no país desde 2006.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por