Mais de 80% dos imóveis mineiros foram fiscalizados em ação de combate ao Aedes aegypti

Da Redação (*)
horizontes@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 17:14.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:54
 (Reprodução/Internet)

(Reprodução/Internet)

Cerca de 80,6% dos imóveis em Minas Gerais foram fiscalizados pelo segundo ciclo de monitoramento contra o Aedes aegypti realizado pelo Governo Federal. Ao todo, mais 5,7 milhões foram selecionados e deste total 4,9 milhões foram efetivamente vistoriados. Focos do mosquito foram encontrados em pouco mais de 215 mil casas e prédios – um equivalente de 4,3% do total de imóveis vistoriados .

A ação do Governo Federal começou a ser realizada no mês passado em todo o país. Em Minas Gerais, 807 municípios notificaram as visitas no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR).

Os dados coletados nas vistorias são gerenciados por uma Sala Nacional com base nas informações transmitidas pelas Salas Estaduais. A diferencial deste segundo ciclo de monitoramento foi a implantação de videoconferências entre as Salas Estaduais por região do país com a Sala Nacional. Antes feitas individualmente, a inovação permite que seis Estados se conectem simultaneamente e troquem informações entre si.

Outro avanço foi a instalação de locais de monitoramento em municípios. “Além das capitais, atualmente 545 municípios, sendo 127 em áreas prioritárias, também já instalaram Salas Municipais, o que contribui para a manutenção das ações de combate ao vetor no território e a mobilização da sociedade”, afirma Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika

O primeiro ciclo de mobilização nacional ocorreu entre janeiro e fevereiro deste ano em todo o país. Ao todo, cerca de 88% de prédios domiciliares, comerciais e industriais do país foram revistados – uma soma que alcança cerca de 59 milhões de imóveis.

(*) Com informações da Agência Saúde

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por