Instituto Mário Penna "troca" arte por doação

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
20/02/2014 às 08:08.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:09
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Um grande muro pintado a mão com desenhos exclusivos e pouco convencionais. O objetivo: chamar a atenção dos olhos e tocar o coração. É assim que o Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, pretende atrair a população para doar fundos para ampliar a instituição. A expansão está prevista para o segundo semestre.

A obra de arte, que enfeita a fachada do instituto há quase uma semana, é executada pelo artista plástico italiano Agostino Iacurci e será concluída amanhã.

O Instituto Mário Penna é uma instituição filantrópica, formada pelos hospitais Mário Penna e Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz e Centro de Pesquisa e Estudos.

Com atendimento voltado para pacientes com câncer, tem mais de 30% das despesas custeadas por doações. O instituto, cujo atendimento é 85% voltado para usuários da rede pública de saúde, tem 350 mil doadores regulares.

A expectativa é a de que, chamando a atenção pela beleza da arte, o número de doações aumente, possibilitando bancar, pelo menos parcialmente, as obras.

“Acrescentaremos 80 leitos comuns e outros dez de tratamento intensivo, cinco salas cirúrgicas de grande porte e faremos a modernização completa da estrutura do prédio”, diz a gerente de marketing e relacionamento da instituição, Karina Pongelupe.

Paciente do Hospital Mário Penna, a dona de casa Ilma Gomes de Carvalho, de 55 anos, sai de Rio Piracicaba, na região Central do Estado, rumo à capital para se tratar de um câncer.

Emocionada, ela aprovou a ideia. “Descer do ônibus e se deparar com essa pintura deixa a gente mais alegre, com mais esperança. Porque onde há vida, há esperança”.

O artista
 
Agostino Iacurci nasceu na província italiana de Foggia e hoje vive em Roma, onde estudou ilustração e animação.
Esta é a primeira vez que ele vem a um país da América do Sul. (Colaborou Pedro Artur)
 
Serviço:
 
- As doações podem ser feitas pelo telefone 0800 039 1441, na opção 5. A dedução do valor é feita nas contas da Oi e Cemig ou diretamente no cartão de crédito.
 
- Quem quiser também pode fazer transferência ou depósito na conta da entidade na Caixa Econômica Federal, agência 1530, conta corrente 2450-2, operação 003.

- Ainda é possível emitir um boleto com o valor escolhido, pelo site mariopenna.org.br. Nas Lojas Rede, o troco das compras também pode ser destinado à entidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por