saúde

Sem pediatras, UPA Leste de BH suspende atendimento infantil até a próxima segunda-feira

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com.br
15/07/2022 às 08:06.
Atualizado em 15/07/2022 às 11:06
 (Breno Pataro/PBH)

(Breno Pataro/PBH)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, em Belo Horizonte, está com o atendimento pediátrico suspenso até a próxima segunda-feira (18). As famílias devem levar os filhos aos centros de saúde ou Hospital Odilon Behrens. Na capital, mais de 20 profissionais já pediram demissão devido às más condições de trabalho desde o início do ano. 

“Os pais devem encontrar superlotação, longa espera  e equipes com poucos pediatras”, afirma Ariete Domingues de Araújo, diretora do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Segundo ela, que também trabalha como pediatra na UPA Norte há 27 anos , o problema começou há cerca de dois meses e só vem se agravando. 

“Praticamente todos os dias da semana tem alguma UPA da cidade com atendimento pediátrico suspenso por falta de profissionais”, denúncia.

Na última quarta-feira (13), a UPA Norte não tinha pediatras e, segundo a sindicalista, o problema já havia se repetido em 5 de julho. “Tivemos que fechar as portas às 4h e  transferir todos os pacientes para outras UPAS", relata Ariete. 

Como já é rotina que as equipes nas UPAS estarem incompletas por falta de profissionais, acrescenta Ariete Domingues, os pediatras só  ficam sabendo quase na véspera da escala de plantão. 

“A UPA que tem pediatra fica superlotada. Os médicos denunciam que têm sido vítimas de assédio moral por parte da gerência e alvo de agressões por parte de pais esgotados diante da espera até 10 horas por atendimento para os filhos”, afirma a diretora. 

Um balanço feito pelo Sindicato dos Médicos constatou que 15 pediatras pediram demissão da UPA Norte e 12 da UPA Leste. "Isso é reflexo da sobrecarga de  trabalho e da indefinição de onde o pediatra terá que trabalhar", explica a sindicalista. 

Segundo ela, um documento pedindo a contratação de profissionais já foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde, mas não há previsão de solução do problema. 

Por nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que todas as crianças que chegam à UPA Leste estão passando pela classificação de risco. Os casos graves estão sendo encaminhados para a UPA Oeste, de ambulância. Já os pacientes com quadro clínico leve estão sendo referenciados para os centros de saúde.

"A prefeitura tem empreendido todos os esforços para recompor as equipes médicas, de forma a garantir um atendimento mais ágil à população". 

Conforme a PBH, foi concedido aumento 35% no valor dos plantões médicos. "Além disso, segue ativo o banco de currículos para contratação imediata de médicos". Interessados devem acessar o site da prefeitura para fazer um cadastro.

Plantão
A partir das 19h os atendimentos de pediatria serão realizados em três Unidades de Pronto-Atendimento específicas: UPAs Oeste, Norte e Pronto-Socorro do Hospital Odilon Behrens.

No sábado e domingo, a SMSA promove a abertura de seis centros de saúde exclusivamente para o atendimento de crianças.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por