Avião da EgyptAir com 66 pessoas a bordo desaparece entre Paris e Cairo

Estadão Conteúdo*
19/05/2016 às 07:33.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:30
 (Andreas Soos/AFP)

(Andreas Soos/AFP)

Um avião da EgyptAir que voava de Paris para o Cairo com 66 passageiros a bordo desapareceu no Mar Mediterrâneo no começo desta quinta-feira. Segundo autoridades de aviação do Egito, o avião teria caído no Mar Mediterrâneo.

A companhia Airbus afirmou que está ciente do desaparecimento do avião, mas "não tem nenhuma informação oficial nesse momento da certeza de um acidente", informou o porta-voz da empresa, Jacques Rocca.

O voo 804 da EgyptAir desapareceu do radar às 2h45 da manhã (hora local) quando voava há mais de 11 mil metros, informou a companhia aérea. Segundo as autoridades, o Airbus A320 desapareceu 16 quilômetros após ter entrado no espaço aéreo egípcio, cerca de 280 quilômetros ao norte da costa mediterrânea.

As autoridades informaram que o avião caiu e que uma busca por destroços já havia começado. A "possibilidade de que o avião tenha caído foi confirmada", já que o avião não aterrisou em nenhum aeroporto próximo.

De acordo com as autoridades, um sinal do avião foi captado duas horas após ele ter desaparecido do radar, podendo ter sido um sinal de emergência.

Entre os 56 passageiros estão uma criança e dois bebês de colo, além de 10 tripulantes. O piloto, experiente, tinha mais de seis mil horas de voo.

A bordo estavam 15 passageiros de nacionalidade francesa, 30 egípcios, um britânico, dois iraquianos, um cidadão do Kuwait, um do Chad, um português, um belga, um da Algéria e um canadense.

O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou que nenhum cenário pode ser descartado no momento sobre a causa do desaparecimento do avião. 

Confirmação

A construtora Airbus e as autoridades aeronáuticas da Grécia confirmaram na manhã desta quinta-feira a perda do voo MS-804 da companhia aérea Egyptair, que fazia a ligação entre Paris, na França, e Cairo, no Egito. Um total de 66 pessoas, dos quais 56 passageiros, três seguranças e sete tripulantes, morreram na queda do aparelho no Mar Mediterrâneo, no início das águas territoriais egípcias. 

O presidente francês, François Hollande, confirmou nesta quinta-feira que o avião da EgyptAir - que fazia a ligação entre Paris e a cidade do Cairo -  caiu sobre o mar Mediterrâneo e anunciou a abertura de um inquérito para apurar as causas do acidente. “Temos de garantir que sabemos tudo quanto às causas do que aconteceu. Nenhuma hipótese está excluída ou favorecida”, disse, numa declaração divulgada na televisão.

O informe da Airbus foi publicado na página da empresa. "A Airbus lamenta confirmar a perda do A320 da Egyptair, voo MS-804", diz a fabricante, que não entra em detalhes sobre as possíveis causas da queda. Segundo a fabricante, o aparelho, registrado sob o número de série MSN 2088, foi entregue à Egyptair em novembro de 2003 - portanto não antigo demais - e era comandado por uma tripulação que tinha 48 mil horas de voo. "Até aqui não temos mais informações. Airbus está à disposição da agência de investigação francesa, o BEA, e das autoridades encarregadas da investigação para fornecer toda a assistência técnica necessária."

Hollande afirmou que a França está em contato com as autoridades gregas e egípcias para enviar aviões e barcos que possam participar das buscas do aparelho.

Terrorismo

Vários cenários podem explicar o desaparecimento hoje (19) do avião A320, da Egyptair, que fazia a ligação entre Paris e a cidade do Cairo, mas especialistas dizem que um ataque terrorista é o mais provável. A França e o Egito têm sido recentemente alvos dos extremistas islâmicos.

Em outubro, o grupo fundamentalista Estado Islâmico reivindicou o ataque a um avião A321 da companhia russa Metrojet, que caiu no deserto do Sinai quando fazia o trecho entre a estância turística de Sharm el-Sheikh e São Petersburgo, matando 224 passageiros e a tripulação.

O acidente

O desaparecimento dos radares aconteceu às 2h29, horário de Paris - 21h29 de Brasília -, supostamente próximo à ilha grega de Karpathos, mas já em águas territoriais egípcias. O avião, que não tinha apresentado nenhum problema mecânico, elétrico ou eletrônico e sua última manutenção, trafegava a 37 mil pés de altitude e não emitiu um alerta de "mayday" ou advertências automáticas antes de se chocar contra as águas do Mediterrâneo. Balizas de localização, entretanto, indicaram a localização de parte dos destroços.

Em função da tragédia, uma reunião ministerial de crise foi convocada pelo presidente da França, François Hollande, para discutir a hipótese de atentado terrorista. Tanto a França quanto o Egito são alvos do grupo jihadista Estado Islâmico, e os dois países são parceiros políticos e militares na luta contra o extremismo muçulmano.

Manobra arriscada

O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, disse que o avião da EgyptAir que desapareceu na noite de ontem ao fazer a rota entre Paris e Cairo, fez uma manobra brusca e perdeu altura de repente, pouco antes de sumir dos radares. A aeronave havia acabado de entrar no espaço de controle aéreo do Cairo quando desapareceu.

Kammenos disse que o avião estava entre 10 e 15 milhas adentro do espaço aéreo egípcio, numa altitude de 37 mil pés. Aparentemente, segundo as autoridades de aviação civil da Grécia, estava tudo bem com o avião até o momento em que os controladores de tráfico aéreo passaram o acompanhamento aos egípcios. O piloto não respondeu às últimas chamadas dos controladores. Fonte: Associated Press

*Com Agência Brasil
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por