Cai presença de minério de ferro e soja na exportação

Renata Veríssimo
01/10/2012 às 18:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:43

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, destacou nesta segunda-feira (1) a queda de 34,2% nas exportações em setembro de minério de ferro. Segundo ela, a retração se deve à diminuição dos preços internacionais do produto em 35,3% em relação a setembro de 2011. A quantidade embarcada cresceu 1,7%.

Tatiana ressaltou também a queda de 23,5% nas vendas externas brasileiras de soja em grão no mês passado. Ela atribuiu o desempenho negativo a um movimento de antecipação de embarques do produto em meses anteriores, quando houve alta das exportações de soja. Por outro lado, as exportações de milho em grão aumentaram 85,4% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2011, em função da elevação da quantidade embarcada.

Ela também disse que espera que as exportações fechem este ano no mesmo patamar de 2011. "Uma ligeira queda é possível, mas trabalhamos com o mesmo patamar", disse ao comentar os dados da balança comercial brasileira até setembro. Ela destacou que no mês passado, pela segunda vez no ano, a média diária das vendas externas superou R$ 1 bilhão. Esse resultado só havia sido registrado em maio. A secretária atribuiu parte da recuperação nas vendas externas em setembro ao fim da greve da Anvisa e ao enfraquecimento da paralisação dos auditores da Receita.

Tatiana disse que é preciso esperar o fim da operação padrão do Fisco para analisar se ainda haverá efeito na recuperação das exportações ou se o resultado das vendas é em função do cenário de crise internacional. "A nossa perspectiva é de mantermos US$ 1 bilhão de média diária, mas não pretendemos fazer uma projeção para exportação para o próximo trimestre", afirmou.

México

Tatiana disse que a queda de 32% nas importações de automóveis em setembro se deve em parte ao esgotamento da cota de importação de veículos do México prevista no acordo automotivo bilateral e que dá isenção de Imposto de Importação. Além do México, caíram as importações de automóveis também da Coreia do Sul, China e Alemanha. No ano, as importações de veículos registraram queda de 14,2% em relação aos nove primeiros meses de 2011.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por