Etios ganha caixa automática e mais potência

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
22/04/2016 às 16:25.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:04
 (Toyota/Divulgação)

(Toyota/Divulgação)

No mercado brasileiro há um hábito de os fabricantes promoverem pequenas intervenções visuais em seus modelos, geralmente concentrando nos faróis, para-choques e lanternas para marcar a chamada plástica de meia vida.

Há fabricante que troca o farol e anuncia uma nova geração. Com o Toyota Etios, a expectativa era que acontecesse o mesmo, afinal o compacto está muito longe de ser uma referência em estilo, mas a Toyota resolveu fazer justamente o contrário.

Com quatro anos de mercado, já era hora do modelo ganhar um tapinha para ficar menos feio, mas os japoneses preferiram concentrar seus esforços no conjunto mecânico. 

Sendo assim, o Etios teve seus motores 1.3 e 1.5 recalibrados no que gerou um expressivo ganho de potência. A unidade 1.3 litro saltou de 90 cv para 97 cv, enquanto o bloco 1.5 viu seus 96 cv se transformarem em 107 cv.

Na caixa

Outra novidade é que o caixa manual de cinco marchas foi substituída por uma unidade de seis velocidades. Mas a cereja do bolo é que a dupla japonesa também ganhou uma transmissão automática de quatro marchas.

A nova caixa coloca em condição de superioridade em relação a alguns rivais que oferecem apenas caixas automatizadas. No entanto fica devendo quando se compara a modelos que oferecem transmissões mais sofisticadas de seis velocidades como Chevrolet Onix (Prisma) e Hyundai HB20 (HB20S).

A Toyota também afirma que o modelo passou por revisão no conjunto suspensão tornando mais estável e confortável, assim com na calibragem da direção elétrica que está mais firme em velocidades elevadas e mais leve para manobras.

Entre os conteúdos disponíveis, o Toyota conta com módulo multimídia com tela de 4,2 polegadas, viva-voz Bluetooth, TV digital, dentre outros itens. O modelo também passa a contar com conectores Isofix para cadeira infantil. 

Seus preços partem de R$ 43.990 na versão hatch 1.3 X e chegam a R$ 60.295 na versão sedã 1.5 XLS.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por