Energia residencial terá efeito no IPCA, diz Tendências

Fernanda Nunes
10/09/2012 às 16:42.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:09

A queda da tarifa de energia para a indústria, de até 28%, anunciada pelo governo não deverá ter efeito sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo a consultoria Tendências. "Acreditamos que não haverá repasse para os preços dos produtos industriais. Todo ganho deve ser absorvido como margem pelo setor produtivo, que passa por um período conturbado", afirmou a economista Adriana Molinari

Já a redução de 16,2% da tarifa de energia para os consumidores residenciais deverá refletir em uma retração de 0,55 ponto porcentual do IPCA em 2013, projeta a Tendências. Até que seja anunciado o pacote de redução da tarifa de energia, na terça-feira, a consultoria trabalha com uma estimativa de inflação de 6% em 2013. Mas já é certo que haverá revisão da projeção, segundo Adriana.

Outra consequência esperada é que o Banco Central (BC) volte a elevar a taxa básica de juros a partir de abril, porém com menos intensidade do que se previa. A projeção inicial da Tendências era fechar 2013 com a Selic a 9,5% ao ano. Este porcentual, entretanto, também deve ser revisto após o detalhamento do pacote de redução de energia. "Com menos inflação, há espaço para manter os juros em patamares baixos", disse Adriana.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por