Em jogo morno, Inglaterra e Costa Rica empatam por 0 a 0

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
24/06/2014 às 14:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:07
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

A partida entre Inglaterra e Costa Rica, já havia se tornado um amistoso, já que antes de a bola rolar as duas seleções já tinham definido seu futuro na Copa do Mundo. Mesmo assim, 57.823 torcedores lotaram o Mineirão, nesta terça-feira (24), para acompanhar o empate sem gols.

No primeiro tempo as duas seleções se respeitaram muito, mas a Inglaterra foi um pouco mais agressiva. Explorando longos lançamentos e as bolas paradas, os ingleses levam perigo ao gol de Navas. Já os costa-riquenhos tocavam a bola em busca de apenas uma oportunidade que não apareceu.

Na segunda etapa, enquanto os ingleses tentavam marcar para se despedir da competição com uma vitória, Costa Rica jogava recuado e explorando os contra-ataques.

O empate garantiu o primeiro lugar grupo D para a Costa Rica, que alcançou os sete pontos. Já a Inglaterra se despede da Copa conquistando apenas um ponto em três partidas. Em segundo lugar ficou o Uruguai que derrotou a Itália, por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal.

O jogo
Logo no segundo minuto de jogo, quase Costa Rica não abriu o placar. O craque da seleção latina Joel Campbell arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro e passou a esquerda de Foster, com perigo.

A partida seguia sem nenhuma das seleções oferecerem perigo. Enquanto os ingleses tentavam as ligações diretas, sem passar pelo meio-campo, os costa-riquenhos buscavam trabalhar a bola até a intermediária adversária.

Somente aos 12 a Inglaterra conseguiu chegar ao gol de Navas. Após boa jogada de Wilshere que passou para Sturridge, o atacante do Liverpool tentou colocar no canto esquerdo e a bola passou à centímetros da trave costa-riquenha. Aos 17, novamente Sturridge arriscou de muito longe e a bola passou sobre o gol da Costa Rica.

Aos 22 minutos Foster salvou a Inglaterra. Em excelente cobrança de falta, da entrada da área, o volante Celso Borges colocou no ângulo direito e fez o goleiro inglês se esticar todo para salvar.

 

A Inglaterra voltou a chegar com perigo aos 27. Após cruzamento a bola sobrou para Sturridge, na pequena área, mas o jogador não conseguiu a finalização. Navas saiu do gol e ficou com ela.

Aos 33 minutos, a Inglaterra assustou novamente. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Gamboa tentou cortar e quase marcou contra, mas a bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança do novo escanteio, Sturridge ganhou na jogada aérea mas mandou a bola sobre o gol de Navas.

Aos 41, a Inglaterra voltou ao ataque. Dessa vez tocando a bola de pé em pé, até Barkley receber na entrada da área, ele driblou seu marcador e chutou à direita do gol da Costa Rica.

Segundo tempo
Assim como em praticamente todo o primeiro tempo, a etapa final começou com a Inglaterra pressionando a Costa Rica, logo aos três minutos, Sturridge pegou sobra dentro da área mas Navas saiu bem do gol, fechando o ângulo do inglês.

Somente aos 13 minutos aconteceu outro lance de perigo. Lallana fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Atento, Navas saiu do gol e evitou que Sturridge abrisse o placar. Um minuto depois, Lampard cobrou muito mal a falta na entrada da área e carimbou a barreira costa-riquenha.

Em resposta a pressão inglesa, Porto Rico foi ao ataque e, aos 16 minutos, Bolaños arriscou de fora da área para a boa defesa de Foster. Aos 19, Sturridge tabelou com Milner que colocou o camisa 9 inglês na cara do gol. O atacante do Liverpool tirou do alcance de Navas, mas a bola passou raspando a trave direita do gol costa-riquenho.

 

A partir daí a partida esfriou e os torcedores só vibraram em dois momentos, ambos com as substituições na Inglaterra. Primeiro com a entrada do eterno capitão Steven Gerrard, e depois quando Roy Hodgson colocou Wayne Rooney. Em campo Rooney tentou encobrir Navas aos 34 minutos, mas o goleiro deu um passo para trás e espalmou para escanteio.

A partir dos 40 minutos, a Costa Rica começou a gastar o tempo para garantir o primeiro lugar no “Grupo da Morte”. Ao som de Olé, os costa-riquenhos esperaram o apito final.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por