Dilma cita Mandela ao discursar em entrega de prêmio

Ricardo Brito
12/12/2013 às 17:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:46

A presidente Dilma Rousseff citou na tarde desta quinta-feira, 12, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela no seu discurso de entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos. Dilma disse que falar de Mandela, que morreu na semana passada aos 95 anos, é remeter à resistência contra todo tipo de opressão, à capacidade de união de um povo e de um líder e construir um país livre através do seu exemplo.

"Esta é a luta que cada um dos 25 agraciados com o Prêmio Direitos Humanos 2013 trava em seu cotidiano. As pessoas e as instituições que homenageamos hoje se empenham em batalhas contra a violência, o abandono, a miséria, a exploração sexual e o trabalho escravo infantil", afirmou Dilma, num discurso recheado de aplausos e vaias.

A presidente participa da entrega do Prêmio de Direitos Humanos, que está na sua 19ª edição. A solenidade acontece em meio ao Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado na capital federal. O prêmio é a mais alta condecoração do governo brasileiro para pessoas e empresas que desenvolvem ações de destaque na área.

A presidente assinou um decreto que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. No início da solenidade, Dilma entregou o prêmio na categoria Direito à Memória e à Verdade para Zilda Paula Xavier Pereira. Assim como a presidente, Zilda foi torturada durante a ditadura e atualmente busca apurar a circunstância da morte e da identificação de seus filhos.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por