Reprodução/Rede Globo
Ouça o áudio do piloto e veja o pouso de emergência do avião da Avianca em Brasília
Ninguém ficou ferido após o pouso de emergência no aeroporto de Brasília

Era para ter sido uma tarde comum para os 5 tripulantes e os 44 passageiros do avião que fazia o voo OC 6393 de Petrolina (PE) a Brasília (DF). Mas às 17 horas e 5 minuntos dessa sexta-feira, o piloto do avião da Avianca comunicou à torre que sua aeronave estava com algum problema no trem de pouso e que precisaria fazer uma aterrissagem de emergência.

Durante a conversa, o piloto, mostrando tranquilidade, informou que iria sobrevoar o aeroporto de Brasília por alguns minutos para gastar combustível, minimizando, com isso, o risco de uma explosão. O pouso foi feito de “barriga” e “de forma segura" às 17 horas 42 minutos, segundo a Avianca.

Ouça o diálogo do piloto:

Já no vídeo divulgado pelas redes sociais, é possível avistar a aproximação do avião e o momento em que o piloto toca o solo com as rodas traseiras. A aeronave correu a pista com o nariz do avião empinado. No momento em que perde velocidade, o avião toca o bico no chão e prossegue arrastando a parte de baixo da aeronave na pista.

Assista ao vídeo do momento do pouso:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou em nota que as investigações sobre as causas do ocorrido estão sendo realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Aeronáutica.

Veja a nota da Avianca

"Sobre o ocorrido nesta sexta-feira, 28 de março de 2014, a Avianca informa que a aeronave MK-28, Prefixo OAF 6393, procedente de Petrolina com destino a Brasília, com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo, pousou de forma segura no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck às 17h42.

Todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal de passageiros. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões. Durante toda a ocorrência, priorizamos a assistência aos passageiros.

A Avianca informa que dos 44 passageiros a bordo do voo 6393 20 seguiram viagem em voos da própria companhia; 14 com destino a Brasília seguiram para suas residências e 9 adultos e uma criança foram acomodados em hotel."