Ativistas do Greenpeace sobem em plataforma de petróleo no Ártico

AFP
18/09/2013 às 09:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:31

MOSCOU - Dois ativistas do Greenpeace conseguiram subir nesta quarta-feira (18) em uma plataforma de petróleo da empresa russa Gazprom no Ártico para protestar contra o perigo da exploração de combustível na região.

A guarda costeira interceptou um bote do Greenpeace que seguia para a plataforma Prirazlomnaia do mar de Pechora, no Ártico russo. Dois militantes foram detidos, mas outros dois conseguiram alcançar a plataforma e se prenderam ao local com cordas, informou a organização ecológica.

A guarda costeira efetuou 11 disparos de advertência perto da embarcação do Greenpeace, o "Arctic Sunrise", segundo a ONG, que denunciou um "uso desproporcional da força".

O Serviço Federal de Segurança russo (FSB) confirmou os disparos para obter o fim das "ações ilegais" do Greenpeace.
    
"A Gazprom pretende iniciar a produção na plataforma Prirazlomanaia no primeiro trimestre de 2014, com o risco de provocar um vazamento de petróleo em uma área na qual existem três reservas naturais protegidas pela lei russa", destacou o Greenpeace.

Segundo a organização, a Gazprom será "a primeira empresa a produzir petróleo nas águas glaciais da região".

A Rússia tem como prioridade a exploração do Ártico, uma gigantesca área rica em combustíveis que ainda não foi explorada.

O Greenpeace também acusa as grandes empresas ocidentais de um trabalho conjunto com a Rússia, aproveitando a legislação ambiental menos exigente de Moscou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por