Projeto estimula ‘Rolé’ no Circuito Praça da Liberdade

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
26/05/2016 às 17:44.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:37
 (Leandro Paulo / Divulgação)

(Leandro Paulo / Divulgação)

“Quantas vezes andamos na rua com a cabeça baixa, sem prestar atenção ao que nos cerca?”. Essa é uma provocação feita pelo professor e coordenador do curso de História da Estácio de Sá (RJ), Rodrigo Rainha, que está à frente do projeto “Rolé Brasil”, que ocorre amanhã em Belo Horizonte.

Projeto que já atingiu mais de 15 mil pessoas na capital fluminense, desde 2012, o Rolé – que agora ganha outras cidades do país – é um convite para uma aula de história a céu aberto, sem as limitações de uma sala de aula e longe de um passeio turístico. “É uma aula de história, cidadania, sociologia e humanidade. Conectamos, de forma descontraída, o cidadão com sua cidade”, detalha.
 
Na capital mineira, o passeio, realizado pelo estúdio M’Baraká, começa no Palácio das Artes, às 9h, e segue para a Praça da Liberdade, onde vai passar pelo Museu Mineiro, Palácio da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, CCBB, Edifício Niemeyer e Memorial Minas Gerais Vale. A participação é livre e gratuita. “O Rolé contribui para o diálogo entre a população, o espaço urbano e sua memória. O Circuito Praça da Liberdade mostra como BH é voltada para a questão do patrimônio”, justifica Rodrigo. Acompanhado por mais três professores de BH, Rodrigo promete levar curiosidades para o público, como o tabuleiro de xadrez. “No primeiro traçado urbano da cidade os quarteirões tinham exatamente 120 x 120 metros, lembrando um tabuleiro de xadrez. Isso é perceptível até hoje”, adianta o professor, que também chama a atenção para a forte presença de jardins e praças na cidade. 

Origem
Em grandes construções e metrópoles, o sentido de origem acaba se perdendo, comenta Rodrigo. Mas o traçado das ruas e prédios ainda são visíveis. “As pessoas vão perceber várias linhas arquitetônicas no entorno da praça da Liberdade”, comenta ele, em referência ao prédio clássico que abriga a Biblioteca Pública e os traços modernistas do Edifício Niemeyer. “Vamos descobrir por quantas fases diferentes BH passou. E que hoje tudo isso dialoga. Até os buracos na rua e pichações pela cidade viram assunto no passeio”, frisa.

Em setembro, BH abriga a segunda edição do Rolé Brasil, que vai acontecer no Circuito Pampulha, em referência à semana do aniversário de Juscelino Kubitschek.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por