Ocupações instaladas na Granja Werneck são informadas de ordem de despejo

Renata Galdino - Hoje em Dia
07/08/2014 às 18:18.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:43
 (André Brant/Hoje em Dia)

(André Brant/Hoje em Dia)

Os moradores de ocupações ilegais instaladas no terreno da Granja Werneck, na região do Isidoro, na Zona Norte de Belo Horizonte, foram oficialmente comunicadas, na tarde desta quinta-feira (7), sobre a ação de despejo que está sendo organizada pela Polícia Militar (PM). A reunião foi realizada na sede do 13º Batalhão, no bairro Planalto. Pelo menos 80 pessoas participaram do encontro.

A reintegração de posse do terreno pode ser cumprida a qualquer momento, mas a corporação informou em nota na noite desta quinta que "as ações serão levadas a efeito, na sua plenitude, a partir do dia 11 de agosto de 2014". Segundo o chefe da sala de imprensa da PM, major Gilmar Luciano Santos, cerca de 1.500 policiais militares serão empregados na ação, que poderá durar até três dias. Estima-se que existam 8 mil famílias das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança vivendo ilegalmente no Isidoro.

Os ocupantes serão levados para abrigos municipais, mas eles afirmam que irão resistir. “Se não derem direito à moradia digna, haverá uma resistência pacífica”, diz Isabella Miranda, membro do Brigadas Populares, um dos movimentos envolvidos na organização das ocupações irregulares em Belo Horizonte.   A PM informou que, a partir de agora, está em condições técnicas de apoiar os Oficiais de Justiça no cumprimento dos mandados de reintegração de posse. Segundo a PM, "os planejamentos já foram concluídos e todos os órgãos envolvidos na operação estão em plenas condições de cumprir suas atribuições, na logística de apoio à retirada e transporte dos pertences, remoção das famílias e demolição dos imóveis irregularmente construídos.   Foi informado ainda aos líderes das ocupações que o papel da PM será o de fazer cumprir a lei, "com total observância ao princípio da dignidade da pessoa humana". A PMMG solicitou ao poder judiciário que todas as famílias já cadastradas pela Prefeitura de Belo Horizonte, que ocupam a área objeto da reintegração de posse, sejam incluídas no programa social "Minha Casa, Minha Vida".   Atualizada às 20h52

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por