ANGRA DOS REIS - A forte chuva que atinge, desde terça-feira (1º), o município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, levou a prefeitura a adiar a tradicional Corrida dos Santos Reis – que faz parte do calendário oficial de comemoração do aniversário do município. A competição, que estava programada para este sábado (5), foi remarcada para o próximo sábado (12), às 19 horas.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Soares, a chuva provocou alguns danos em locais que fazem parte do trajeto da corrida, como a queda de uma barreira próxima ao Colégio Naval. “O problema é que as chuvas deverão se estender até o final de semana, o que dificulta a realização da prova e a chegada de atletas de outras cidades. Não sabemos como vão ficar as condições da [rodovia] Rio-Santos, onde há quedas de barreiras”, explicou o secretário.

A Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (Farj), que apoia a corrida, já foi comunicada da mudança de data. O percurso, porém, será mantido: os atletas vão largar na Avenida Júlio Maria, na altura do Cais de Santa Luzia, em direção à Praia do Anil. Lá, eles farão o retorno e seguirão pela Júlio Maria até o Colégio Naval, de onde voltarão novamente ao ponto de partida, no cais, totalizando 5 quilômetros percorridos.

Com o adiamento da Corrida dos Santos Reis, a prefeitura de Angra dos Reis também anunciou a mudança da data do workshop de atletismo, marcado para esta sexta-feira (4) no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav). Segundo o secretário de Esporte e Lazer, o workshop, que tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes à prática do atletismo, deve ocorrer na sexta-feira da próxima semana, dia 11.

A prefeitura, no entanto, ainda não se pronunciou sobre as comemorações, no domingo (6), pela passagem do aniversário de 511 anos do município da chamada Costa Verde do Rio de Janeiro.

A Fundação Municipal de Cultura de Angra dos Reis (CultuAr) já havia definido a programação que, este ano – devido aos desafios financeiros e de gestão do início da administração da prefeita Conceição Rabha – optou por uma comemoração com artistas e músicos locais. Em 2012, foram destinados cerca de R$ 300 mil para a festa e agora a nova administração reduzirá os gastos para R$ 60 mil.