Serra visita Ceagesp e critica PT e governo federal

Bruno Boghossian
05/10/2012 às 22:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:51

O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, fez uma visita à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) às 5h30 nesta sexta-feira e criticou a gestão feita pelo governo federal da empresa de abastecimento de alimentos. Ao fim de uma campanha eleitoral que manteve em foco um discurso crítico ao PT, o tucano acusou o partido de fazer um "loteamento" de cargos na estatal e de prejudicar a cidade de São Paulo.

"(Os comerciantes) têm muita dificuldade porque o (Ceagesp) pertence ao governo federal, que está distante disso. A diretoria acaba sendo vítima de loteamento político. É preciso passar a administração para a Prefeitura ou para o governo do Estado - e inclusive para os próprios produtores e comerciantes daqui", disse.

Serra não citou nomes, mas estima-se que uma dezena de cargos de chefia da estatal são ligados ao PT. O deputado petista João Paulo Cunha, condenado por corrupção no julgamento do mensalão do Supremo Tribunal Federal, é um dos políticos que têm influência sobre a nomeação de dirigentes da Ceagesp.

"Precisaria melhorar a administração, chegando mais perto dos produtores e comerciantes, da Prefeitura e do Estado. Não é um problema de poder político. É para cuidar. Pior: a diretoria tende a ser loteada entre partidos políticos e entre facções do mesmo partido, que é o PT", criticou o tucano. "Eles não ganham nada com isso aqui, exceto poder atender clientes políticos, e a cidade é que perde."

O candidato do PSDB defendeu o repasse da administração do Ceagesp a entidades privadas, sob a forma de organizações sociais (OSs). Serra apontou como prioridades a reforma do calçamento e das vias internas da central de abastecimento.

Passeio matutino

Conhecido por seus hábitos noturnos, Serra estendeu o dia de campanha até o início da manhã: chegou à central de abastecimento às 5h30, deixou o local às 7h30 e só então foi para casa dormir.

Na Ceagesp, encontrou um primo que vende abacaxi, fez pose para fotos levantando um carrinho com 300 kg abobrinha e outro carregado de laranjas, e tomou um gole de cerveja de funcionários que terminavam o expediente no meio da manhã.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por