Guardas municipais discutem proposta da PBH e fecham avenida Afonso Pena

Hoje em Dia
07/05/2015 às 11:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:56
 (Crédito: Sindibel/Divulgação)

(Crédito: Sindibel/Divulgação)

Reunidos desde às 6h30 desta quinta (7) cerca de 600 guardas municipais de Belo Horizonte fazem neste momento uma assembleia na frente da Prefeitura de Belo Horizonte.

A categoria avalia a proposta da prefeitura apresentada nesta manhã de criação de um calendário para conclusão de treinamento e divisão de turmas. Apenas uma das pistas da avenida Afonso Pena, no Centro da capital, está liberada e, por causa disso, o trânsito está lento na região.

Segundo o assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte, Leonardo Chiabi, os guardas devem decidir se aceitam ou não a proposta da PBH até às 13h desta quinta.

As principais reivindicações da categoria são o armamento da Guarda Municipal, a presença de um comandante que não seja militar e a inclusão dos profissionais para a elaboração do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS). Em função da demora para o atendimento das demandas, os profissionais entraram em greve na última terça.

Confira, na íntegra, o cronograma para treinamento de porte de armas proposto pela prefeitura: - A contratação da empresa especializada em treinamento já teve início e a previsão de contratação, caso tenhamos sucesso no processo licitatório, deve ocorrer a partir da primeira quinzena de setembro de 2015; - o efetivo da Guarda será dividido em 24 grupos, dos quais terão 3 turmas de 30 alunos cada, que passarão pelas seguintes fases de treinamento: curso de uso progressivo da força, previsto para o início do mês de outubro de 2015, simultaneamente ao curso de armamento de fogos. Em seguida, avaliações teórica e prática; - a previsão é a de que as primeiras turmas iniciem o treinamento ainda em outubro de 2015, e estejam aptos para o porte de arma em novembro de 2015. A ideia é a de que todo o efetivo esteja formado ainda em 2016. - Cabe ressaltar que o cronograma é estimado e deverá ser validado com a empresa contratada. Influi nessa estimativa a capacidade operacional da empresa e disponibilidade do efetivo para o treinamento. 3- A PBH já assegurou os recursos necessários para realização de todo o processo de treinamento para porte de armas dos guardas, assim como fará previsão de recursos nos orçamentos dos próximos anos, para que o treinamento continuado necessário seja garantido; 4- Em relação ao credenciamento dos guardas municipais junto ao sistema para  Registro de Evento de Defesa Social (REDS), administrado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS): a superintendente  de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social da SEDS,  Roberta Correa Lima Ignácio, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, informando que a demanda será incluída na pauta da próxima reunião do Conselho Gestor de Segurança. 5- Mais uma vez, a PBH reafirma o compromisso da ocupação de cargos em comissão e de comando da Guarda Municipal de Belo Horizonte exclusivamente por guardas municipais, previsto para a primeira quinzena de julho, quando acontecerá o fim do processo interno de seleção da Classe Especial. Vale destacar que a PBH, diante dessa medida, se antecipa ao prazo para o cumprimento dessa regra, que é de até junho de 2016, como estabelece o Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei Federal 13022/14).

Aguarde mais notícias

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por