Governo lança operação 'Folia Feliz' para garantir bom atendimento nos aeroportos

Agência Estado
12/02/2015 às 16:51.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:00
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

O governo federal coloca nesta quinta-feira (12) em funcionamento a operação batizada de "Folia Feliz" para garantir o bom atendimento nos principais aeroportos do País no período do Carnaval. "Estamos efetivamente preocupados que o folião seja muito feliz, principalmente quando passar pelos aeroportos", disse o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha. A operação, que inclui a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), companhias aéreas e outros órgãos do governo, vai até a segunda-feira seguinte ao carnaval, dia 23 de fevereiro.

O governo espera um aumento de cerca de 14% na quantidade de passageiros que passarão pelos principais aeroportos no feriado em 2015. A estimativa é de 5,3 milhões de pessoas. No mesmo período do ano passado, a movimentação foi de 4,6 milhões nos sete principais terminais. O dado inclui os dois aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), os dois de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), além dos aeroportos de Brasília, Salvador e Recife. Segundo o governo, esses terminais foram selecionados por tradicionalmente registrarem maior fluxo de turistas no carnaval.

A Infraero, a Anac e as companhias aéreas se comprometeram a, nesse período, reforçar as equipes e inclusive cancelar férias de funcionários. "Como são momentos de grande movimentação, temos todos os voos cheios e os aeroportos com mais voos. Qualquer fechamento de aeroporto ou atraso pode gerar problema para o passageiro e a Anac atua para que ele não fique sem assistência", disse o diretor-presidente da agência, Marcelo Guaranys. Para os passageiros, a orientação da Anac é que cheguem com antecedência aos terminais, especialmente nos aeroportos maiores.

A expectativa das autoridades do setor é que esta sexta-feira (13) será o dia de maior movimento nos aeroportos, quando são esperados mais de 490 mil pessoas nos sete principais aeroportos. A Anac informou que as companhias disponibilizaram 1,2 mil voos extras no período do Carnaval para os sete principais terminais, além de Viracopos, em Campinas.

Energia

O ministro Eliseu Padilha afirmou que não há temor de falta de energia nos aeroportos. "O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, tem deixado muito claro que nós temos energia sobrando. Nós produzimos mais do que estamos consumindo. Não temos temor quanto a energia. Não há riscos", afirmou. Guaranys lembrou, entretanto, que os aeroportos têm geradores. "Em caso de qualquer falha, haverá acionamento das contingências", garantiu.

Direito do passageiro

Em caso de cancelamentos de voos, de acordo com as regras da Anac, a empresa deverá oferecer ao passageiro, além de assistência material, opções de reacomodação em outros voos ou reembolso do bilhete aéreo. Quando houver atraso de mais de uma hora, a companhia deve fornecer comunicação (internet e telefone). Quando o atraso ultrapassar duas horas, também é obrigatório que as empresas forneçam alimentação aos passageiros prejudicados. Quando o atraso superar quatro horas, o passageiro tem direito a acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto até o local.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por