Lama atinge sete distritos e número de vítimas ainda é incalculável em tragédia

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
05/11/2015 às 22:56.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:21
 (HUGO CORDEIRO/AGÊNCIA NITRO/ESTADÃO CONTEÚDO)

(HUGO CORDEIRO/AGÊNCIA NITRO/ESTADÃO CONTEÚDO)

BENTO RODRIGUES - O número de mortos e feridos atingidos pela lama da barragem de rejeitos de minério que rompeu na tarde desta quinta-feira (5) em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central do Estado, ainda é incerto. No entanto, a prefeitura municipal de Mariana, por meio da assessoria de imprensa, já confirmou que o acidente deve ser tratado como tragédia.

O vilarejo era formado por 600 pessoas. O relógio marcava pouco mais de 16 horas quando a primeira das três represas rompeu. A única escola municipal do distrito estava aberta e tinha em suas salas de aula aproximadamente 70 crianças, que foram retiradas a tempo do local que, assim como todas as casas, posto de saúde e estabelecimentos comerciais, foi completamente tomado pela lama.

A torre da igreja de Bento Rodrigues serve como referências para as equipes de resgate. O prédio, patrimônio histórico, datado do século 18, também foi destruído.

A força da lama foi tamanha que já alcançou outros sete distritos de Mariana. Números iniciais do coordenador municipal da Defesa Civil, Welbert Estopa, estimam que 2 mil pessoas foram atingidas diretamente pela tragédia e precisarão que deixar suas casas.

Para evitar que a tragédia seja ainda maior, esses moradores estão sendo reunidos em Santa Rita e trazidos, em comboio, para o Ginásio Arena, no bairro Jardim dos Inconfidentes, em Mariana.

As ruas da cidade histórica, geralmente vazias em noites de quinta-feira, estão completamente tomadas por carros e moradores que se mobilizam levando doações para as vítimas da tragédia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por